O curso de AUDITOR JÚNIOR propõe-se a formar e atualizar profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de auditoria e controle interno, através da apresentação dos fundamentos, processos, execução e resultados da auditoria.
Organizado para apresentar tanto a parte legislativa quanto prática, mediante a elaboração de matrizes de planejamento de auditoria e controle interno de diversos setores da administração pública, o curso tem por objetivo munir o aluno com conhecimentos para desempenhar a atividade de auditor e contribuir para o aprimoramento das instâncias de controle interno.
O qualificado corpo docente, que enriquece o curso em caráter multidisciplinar, e a forma da abordagem, que concilia teoria e prática, resultará em um alto nível de aperfeiçoamento e, consequentemente, em profissionais habilitados para exercer com qualidade e eficiência a atividade e liderança em processos de auditoria e controle interno.
O curso é voltado para profissionais de nível médio e superior que atuam ou pretendem atuar na área relacionada à Auditoria.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTOS DA AUDITORIA E CONTROLE INTERNO
História; definição; missão de auditoria interna e do controle interno - conceitos e classificações de auditoria; o controle e a Teoria da Agência - relação de accountability no setor público versus setor privado; normas para auditoria interna - Código de Ética e os princípios fundamentais para a prática profissional; estudos sobre independência, objetividade, proficiência e zelo profissional; autoridade e responsabilidades da atividade de auditoria interna - avaliação, assessoramento e integridade; a auditoria interna e controle interno no sistema de governança.
O PROCESSO DE AUDITORIA
Conceitos básicos de auditoria; formas de atuação do auditor - avaliação, consultoria e apuração; fases e atividades desenvolvidas no processo de auditoria; planejamento anual da unidade de auditoria; planejamento individual dos trabalhos de auditoria; estudo de casos práticos.
EXECUÇÃO E RESULTADOS DA AUDITORIA
Execução da auditoria: entrevista em auditoria; modos de condução de uma entrevista; fases de uma entrevista; report; interação com o entrevistado; preparação e logística; como ouvir melhor; registro e pós entrevista; evidências e achados; execução do plano de trabalho da auditoria; coleta de dados; atributos e natureza das evidências; avaliação das evidências; desenvolvimento dos achados; requisitos do achado de auditoria; matriz de achado; documentação em auditoria; estruturação da documentação em auditoria; qualidade da documentação; armazenamento e acesso aos documentos; relatório de auditoria; formas e estrutura; requisitos de qualidade; como elaborar recomendações efetivas; qualidade das recomendações;encaminhamento das recomendações; estratégias de divulgação de resultados.
INTEGRIDADE: COMBATE A CORRUPÇÃO E MELHORIA DE RESULTADOS NA GESTÃO PÚBLICA
Legislação sobre integridade e setores afetos; passo a passo para implementar um programa de integridade efetivo; estudos de casos práticos na normatização e implementação de órgãos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação no processo de auditoria; comunicação verbal e comunicação não verbal; comunicação escrita - qualidades do parágrafo e argumentação; relatório de auditoria e atributos necessários; técnicas e comportamentos que contribuem para a efetividade da comunicação no âmbito dos trabalhos de auditoria.divulgação dos resultados.
DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO CONTROLE
Surgimento, evolução, conceito e relação do direito administrativo com outros ramos do direito; fontes, constitucionalização e princípios do direito administrativo; regime jurídico administrativo; estado, governo e administração pública; poderes e funções do estado; estrutura administrativa brasileira; agentes, serviços e bens públicos; responsabilidade civil extracontratual do estado; atos administrativos; contratos administrativos e licitação; controle da administração pública; processo administrativo.
ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS DE AUDITORIA E CONTROLE
Nesta disciplina, totalmente prática, será apresentado, de forma detalhada e prática, como elaborar 10 matrizes de planejamento de auditoria e controle interno de diversos setores da administração pública.
-
Dr. Gil Pinto Loja Neto
Mestre em políticas Públicas e Desenvolvimento (IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), especialista em: Gestão Pública, Administração de Negócios, Engenharia Econômica e Administração Industrial e certificado internacionalmente com ISO 31.000.
Palestrante nacional e internacional, com atuações no IIA- Instituto Internacional de Auditores Internos, Universidades no Brasil e Portugal: Coimbra Business School- ISACAC e outras.
Auditor Federal da CGU: Auditor Geral de Empresas Estatais há 15 anos.
-
Dr. Tiago Chaves Oliveira
Auditor Federal de Finanças e Controle, Coordenador-Geral de Planejamento, Avaliação e Monitoramento da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU). Mestre em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Bacharel em Ciência da Computação com MBA em Gestão de Projetos de Engenharia de Software. Certificado em Auditoria Governamental (CGAP-IIA), em gestão de riscos (C31000 e CRISK) e em Gerenciamento de Projetos (PMP-PMI). Autor do Guia de Gerenciamento de Portfólios e Projetos do Governo Federal. Atua na temática de Auditoria e Gerenciamento de Projetos como praticante, professor e facilitador.
-
Dr. Carlos Alberto Sampaio de Freitas
Mestre em Administração – UNB. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas – UFRJ. Auditor Federal de Controle Externo – TCU. No TCU exerceu as funções de: Coordenador-Geral de Fiscalização da Área Social e Região Nordeste; Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União e Secretário de Planejamento, Governança e Gestão. Executive Chair for the Performance Audit Subcommitee – PAS of the International Organization of Supreme Audit Institutions – INTOSAI – 2009-2012. Integrou o Harmonization Project Group – Intosai, que reformulou as normas de auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores no Mundo. Atuou como professor convidado em cursos de auditoria e avaliação de políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNB, Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU e Universidade do Legislativo Brasileiro – Unilegis.
-
Dr. Rodrigo Fontenelle
Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador- Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Fiscal do BDMG e Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance - CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).
-
Dra. Danusa da Matta Duarte Fattori
Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União Doutora em Letras pela Universidade de Brasília –UnB, Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo –USP- Certificada pelo Instituto dos Auditores Internos –IIA-“Certified Government Auditing Professional”(CGAP).Especialista em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União –TCU e Coautora dos livros: Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Europeia e no Brasil (Editora Fórum: 2019) e Plano anual de auditoria baseado em riscos (Amazon: 2020).
-
Dr. Márcio Evangelista Ferreira da Silva
Juiz de Direito do TJDFT. Doutor e Mestre em Direito pelo UniCeub/DF. Professor de Direito Penal no Curso de Direito do IESB/DF, professor de Direito Administrativo no Curso de Gestão do UniCeub/DF, professor de Direito Penal/Legislação Penal Especial na Escola da Magistratura do DF. Juiz Auxiliar da Presidência do TJDF. Atuou como jJuiz Auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Arquivos.
PRAZO DE VISUALIZAÇÃO: 180 DIAS
Requisitos mínimos para acesso:
Conexão Internet 1MB
Plug-In Flash Player atualizado
Aplicativo que leia arquivos em PDF
Navegador atualizado (Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer)
Você pode testar visualizando vídeos exemplo em nosso site.
Liberação do curso: Em caso de boleto bancário, 24 horas úteis após o pagamento. Em caso de cartão de crédito, imediatamente após a confirmação pela operadora do cartão.
Regras para cancelamento:
O cancelamento da compra poderá ocorrer em até 07 (sete) dias a contar da data da compra, conforme prevê o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, caso em que serão cobrados os custos relativos aos acessos realizados e às despesas administrativas necessárias para a movimentação de títulos bancários. Em caso de pedido formal de cancelamento pelos canais de contato, uma vez já iniciado o curso, haverá desconto proporcional aos acessos realizados, assim como será cobrada multa rescisória de 20% sobre o valor total pago pelo curso. Nessa hipótese, a data limite para o aluno requerer o cancelamento do curso contratado será o mesmo prazo da duração do curso. Caso o aluno deseje, o valor a lhe ser restituído poderá ser convertido em crédito para compra de outros cursos no futuro. Em todas as hipóteses do cancelamento, a contratada tem o prazo de até 30 (trinta) dias para proceder a devolução dos valores.
Confirma maiores detalhes em seu contrato de prestação de serviços na área do aluno.
Após a conclusão da visualização das aulas, no prazo máximo de 180 dias a contar da contratação do curso, o aluno apresentará requerimento para realizar a atividade avaliativa, indicando data e horário para realização da prova, na qual deve obter nota mínima de 7,0 (sete) para aprovação e fazer jus ao certificado de Auditor Júnior.