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Reconhecimento
Cursos reconhecidos pelo MEC.
Tradicional
São mais de 20 anos no mercado.
Qualidade
Videoaulas com os melhores professores.
Prático
Estude no seu tempo e onde quiser.
SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação em Auditoria Interna e Controle Governamental propõe-se a formar e atualizar auditores e agentes de controle interno com conhecimentos teóricos, obtidos a partir de uma análise crítica sobre o ambiente de controle governamental e a atuação das auditorias internas em órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, inclusive as suas entidades da administração indireta: autarquias, fundações e empresas públicas, apresentando contribuições para o aprimoramento das instâncias de controle interno.

Os temas abordados no curso permitirão aos discentes a atuação em áreas como: auditoria, controle interno, compliance, gestão de riscos, dentre outras.

O qualificado corpo docente, que enriquece o curso em caráter multidisciplinar, e a forma da abordagem, que concilia teoria e prática, resultarão em um alto nível de aperfeiçoamento e, consequentemente, em profissionais habilitados para exercer com qualidade e eficiência a atividade e liderança em processos de auditoria e controle interno.

*CAMPANHA DE DESCONTO NÃO CUMULATIVA COM DEMAIS PROMOÇÕES VIGENTES.

Início
Imediato
Carga Horária
360 h/a
Investimento
345

APRENDA COM AUTORIDADES DA ÁREA

Prof. Msc. GIL PINTO LOJA NETO

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, graduado pela Academia da Força Aérea, especializado em táticas de combate aéreo, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial - UFRJ, MBA em Gestão de Empresas e Marketing - ESPM e MBA em Gestão de Hospitais Universitários pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Participou do Programa de combate à corrupção para Funcionários do Governo brasileiro, em parceria com o governo dos EUA, Washington DC. Auditor federal da Controladoria Geral da União-CGU, atuou como Auditor Chefe do FNDE - MEC. Auditor Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- EBSERH - MEC, responsável pela auditoria interna dos 40 Hospitais Universitários administrados pela Empresa em todo Brasil, atualmente é Superintendente de Auditoria Interna da Dataprev. Vencedor dos Concursos de Boas Práticas da CGU na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas nos anos de 2015 e 2016. Professor e palestrante nacional e internacional e atuou como chefe de missão internacional em Países Africanos pela Agência Brasileira de Cooperação - ABC-MRE em conjunto com a FNDE/MEC.

Prof Msc. FRANCISCO BESSA

Economista e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Formado pelo Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra e pelo Programa Minerva de Economia da George Washington University (EUA). Foi Superintendente Financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, Presidente da Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado do Ceará e Secretário Federal de Controle Interno da CGU. Atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia. Professor Universitário de graduação na União Pioneira de Integração Social (UPIS) nas disciplinas “Contabilidade Gerencial” e “Mercado Financeiro”. Professor de cursos de especialização com disciplinas nas áreas de governança, controles internos e auditoria.

Prof. Msc. VALMIR GOMES DIAS

Ouvidor-Geral da União. Encarregado do tratamento de dados pessoais no âmbito da Controladoria-Geral da União, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Pós Graduação Lato Sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos, da Universidade Federal de Lavras em parceria com a CGU. Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Prof. Dr. ALMIR DE OLIVEIRA JUNIOR 

Doutor em Sociologia e Política pela UFMG (2007), pós-doutorado na área de Administração pela UnB (2018). Desde 2009, é servidor do quadro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, onde é gerente de risco na Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional e professor-orientador no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Profa. Dra. ROBERTA CORDEIRO

Juíza de Direito do TJDF. Mestra em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Doutora em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub. Professora da Escola da Magistratura e do Instituto Brasiliense de Direito Público e no UniCEUB. Professora de Direito Penal na Pós-graduação da ATAME de Brasília. Publicação: Livro TJDFT Juiz de Direito Substituto - Série Provas Comentadas. Editora Verbo Jurídico.

Prof. Dr. ARAGON ÉRICO DASSO JUNIOR

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Direito Internacional pela Universidad Nacional de La Plata (1999), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio de doutoramento realizado na Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2004/05), com bolsa de estudos da CAPES. Foi coordenador e professor do Curso de Gestão Pública da UERGS (2008-2011) e pesquisador sênior do IPEA (2011-2013). Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Direito Público e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, reforma do Estado, direito regulatório, direitos fundamentais, democracia, participação cidadã, políticas públicas, saúde pública, globalização e processos de integração regional.

Prof. Msc. BRUNO DANTAS FARIA AFFONSO

Advogado, Especialista e Mestre em Administração Pública e Auditor Governamental. Edita diariamente o Ementário de Gestão Pública, informativo de referência para milhares de gestores públicos de todas as esferas e poderes. É instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), professor convidado da FACE/UnB e leciona em nível de pós-graduação em instituições particulares. Atua em iniciativas de capacitação desde 2012, ministrando aulas de Direito Administrativo, Ética Pública, Auditoria Governamental, Governança, Gestão de Riscos e Controles, Projetos, Business Intelligence, Logística Pública, Gestão de Pessoas e Regime Jurídico Único. Coautor de “Lei Geral de Proteção de Dados: estudos sobre um novo cenário de governança corporativa” (Editora Fórum) e diversos artigos.

Prof. Msc. TIAGO CHAVES OLIVEIRA

Auditor Federal de Finanças e Controle, Coordenador-Geral de Planejamento, Avaliação e Monitoramento da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU). Mestre em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Bacharel em Ciência da Computação com MBA em Gestão de Projetos de Engenharia de Software. Certificado em Auditoria Governamental (CGAP-IIA), em Gestão de Riscos (C31000 e CRISK) e em Gerenciamento de Projetos (PMP-PMI). Autor do Guia de Gerenciamento de Portfólios e Projetos do Governo Federal. Atua na temática de Auditoria e Gerenciamento de Projetos como praticante, professor e facilitador.

Prof Especialista SÉRGIO FILGUEIRAS DE PAULA

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Secretaria Federal de Controle Interno da CGU, responsável diretamente pela condução do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna da CGU, bem como líder em avaliações de maturidade de auditorias baseado no modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model) do Instituto dos Auditores Internos. Palestrante em temas de Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Interna. É um dos idealizadores e responsáveis por diversos cursos oferecidos pela CGU como: Gestão de Riscos e Controles Internos; Normas Internacionais de Auditoria Financeira; Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos; Técnicas de Auditoria; Documentação de Auditoria; Relatórios de Auditoria; e Modelo de Capacidade IA-CM.

Prof. Dr MARCUS BRAGA

Doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e Mestre em Educação (UnB) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica. Auditor Federal de Finanças e Controle do quadro da CGU. Autor dos livros "tudo sobre controle " e "Vale quanto pesa", ambos lançados em 2021 pela Editora Fórum. Com experiência como gestor de auditoria interna em várias organizações federais.

Prof. Msc. RODRIGO FONTENELLE

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Fiscal do BDMG e Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional –CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance - CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Prof. Msc. SÉRGIO NEIVA

Mestre em administração pública pela FGV, especialista em governança de TI pelo INEFE e Engenheiro de Redes de Comunicação pela UnB. É Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Possui certificação em gerenciamento de serviços de TI (ITIL- Exin) e em segurança da informação (ISO 27002). Professor e pesquisador na aplicação de tecnologia em controles de políticas públicas e membro de grupos de trabalho da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e do Auditors Alliance da OCDE. Atualmente é Coordenador-Geral de Auditoria na Secretaria Federal de Controle Interno (SFC/CGU).

Prof. Msc. CARLOS ALBERTO SAMPAIO DE FREITAS

Mestre em Administração – UNB. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas – UFRJ. Auditor Federal de Controle Externo – TCU. No TCU exerceu as funções de: Coordenador-Geral de Fiscalização da Área Social e Região Nordeste; Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União e Secretário de Planejamento, Governança e Gestão. Executive Chair for the Performance Audit Subcommitee – PAS of the International Organization of Supreme Audit Institutions – INTOSAI – 2009-2012. Integrou o Harmonization Project Group – Intosai, que reformulou as normas de auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores no Mundo. Atuou como professor convidado em cursos de auditoria e avaliação de políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNB, Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU e Universidade do Legislativo Brasileiro – Unilegis.

Prof. GILBERTO WALLER JUNIOR

Procurador Federal, ocupa o cargo de Corregedor-Geral da União na Controladoria-Geral da União (CGU) desde janeiro de 2019. Graduado em Direito pela Universidade de Taubaté (1996).

Na CGU, atuou também como Ouvidor-Geral da União (de março de 2016 a janeiro de 2019), Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda (julho a agosto de 2013), Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes (fevereiro de 2009 a julho de 2013) e Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional (fevereiro de 2006 a setembro de 2007).
No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desempenhou os cargos de Subprocurador Geral (2007 a 2008), Corregedor Geral (2001 a 2004) e Auditor Geral Substituto (2002 a 2003), dentre outros.

Prof. Msc. FRANKLIN BRASIL

Auditor da CGU desde 1998. Foi Coordenador-Geral de Estratégias de Contratação na Central de Compras do Governo Federal. Bacharel em Computação pela UFMT. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor de gestão de riscos e detecção de fraudes em licitações em diversos órgãos, dentre eles Polícia Federal e Ministério Público Federal e estaduais. Vencedor dos Prêmios “Professor Lino Martins”, em 2014 (Controle Interno) e “Chico Ribeiro”, em 2015, 2016 e 2017 (Qualidade do Gasto Público). Coordena o NELCA. Coautor dos livros “Controladoria no setor público”, “Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção”, “Como gerenciar riscos na Administração Pública”, “Como combater a corrupção em licitações: detecção e prevenção de fraudes” e “Como combater o desperdício no setor público: gestão de riscos na prática”. Autor da obra “Preço de Referência em Compras Públicas”.

Prof. Msc. DANUSA DA MATTA DUARTE FATTORI

Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Doutora em Letras pela Universidade de Brasília –UnB, Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo – USP - Certificada pelo Instituto dos Auditores Internos –IIA-“Certified Government Auditing Professional”(CGAP). Especialista em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União – TCU e Coautora dos livros: Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Europeia e no Brasil (Editora Fórum: 2019) e Plano anual de auditoria baseado em riscos (Amazon: 2020).

Conheça alguns dos grandes nomes da Verbo

Sérgio Cavalieri Filho
Desembargador/RJ
Carolina Morozowski
Juíza Federal
Ivana David
Desembargadora TJSP
Francisco Rossal de Araújo
Presidente do TRT4
Luciana Oliveira da Veiga
Juíza Federal
Lorena Ocampos
Juíza de Direito TJDF
Tatiane Keunecke
Tabeliã
Cláudio Mascarenhas Brandão
Ministro do TST
Maria Berenice Dias
Advogada
Alexandre Salim
Promotor de Justiça
Fábio Roque
Ex-Juiz Federal
Matheus Carvalho
Procurador da Fazenda
Christiano Cassetari
Advogado
Alexandre Freitas Câmara
Desembargador
Henrique Correia
Procurador do Trabalho
João Pedro Gebran
Desembargador TRF/4
Rodolfo Hartmann
Juiz Federal
Carlos Henrique Bezerra Leite
Desembargador TRT/ES
Daniel Amorim Assumpção
Advogado

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CURSO

MÓDULO I

INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO

ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTOS DA AUDITORIA E CONTROLE INTERNO
História; definição; missão de auditoria interna e do controle interno - conceitos e classificações de auditoria; o controle e a Teoria da Agência - relação de accountability no setor público versus setor privado; normas para auditoria interna - Código de Ética e os princípios fundamentais para a prática profissional; estudos sobre independência, objetividade, proficiência e zelo profissional; autoridade e responsabilidades da atividade de auditoria interna - avaliação, assessoramento e integridade; a auditoria interna e controle interno no sistema de governança.

O PROCESSO DE AUDITORIA
Conceitos básicos de auditoria; formas de atuação do auditor - avaliação, consultoria e apuração; fases e atividades desenvolvidas no processo de auditoria; planejamento anual da unidade de auditoria; planejamento individual dos trabalhos de auditoria; estudo de casos práticos.

EXECUÇÃO E RESULTADOS DA AUDITORIA
Execução da auditoria: entrevista em auditoria; modos de condução de uma entrevista; fases de uma entrevista; report.; interação com o entrevistado; preparação e logística; como ouvir melhor; registro e pós entrevista; evidências e achados; execução do plano de trabalho da auditoria; coleta de dados; atributos e natureza das evidências; avaliação das evidências; desenvolvimento dos achados; requisitos do achado de auditoria; matriz de achado; documentação em auditoria; estruturação da documentação em auditoria; qualidade da documentação; armazenamento e acesso aos documentos; relatório de auditoria; formas e estrutura; requisitos de qualidade; como elaborar recomendações efetivas; qualidade das recomendações; encaminhamento das recomendações; estratégias de divulgação dos resultados.

INTEGRIDADE: COMBATE A CORRUPÇÃO E MELHORIA DE RESULTADOS NA GESTÃO PÚBLICA
Legislação sobre integridade e setores afetos; passo a passo para implementar um programa de integridade efetivo; estudos de casos práticos na normatização e implementação de órgãos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
A comunicação no processo de auditoria; comunicação verbal e comunicação não verbal; comunicação escrita - qualidades do parágrafo e argumentação; relatório de auditoria e atributos necessários; técnicas e comportamentos que contribuem para a efetividade da comunicação no âmbito dos trabalhos de auditoria.

DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO CONTROLE
Surgimento, evolução, conceito e relação do direito administrativo com outros ramos do direito; fontes, constitucionalização e princípios do direito administrativo; regime jurídico administrativo; estado, governo e administração pública; poderes e funções do estado; estrutura administrativa brasileira; agentes, serviços e bens públicos; responsabilidade civil extracontratual do estado; atos administrativos; contratos administrativos e licitação; controle da administração pública; processo administrativo.

 

MÓDULO II

AUDITORIA E CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS DE AUDITORIA E CONTROLE
Nesta disciplina, totalmente prática, será apresentado, de forma detalhada e prática, como elaborar 10 matrizes de planejamento de auditoria e controle interno de diversos setores da administração pública.

CONTROLE NO SETOR PÚBLICO: FUNDAMENTOS NORMATIVOS E DOUTRINÁRIOS APLICADOS AO CONTROLE GOVERNAMENTAL
Fundamentos constitucionais e legais do controle governamental; modelo de três linhas - operação, supervisão e avaliação de controles; 1ª e 2ª linha - a responsabilidade pela gestão de riscos e controles internos; governança pública, integridade e controle – atualizações nos temas; desafios da prática; 3ª linha - auditoria interna e a atuação da CGU com base no Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal e Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental no Poder Executivo Federal; auditoria externa e o papel do TCU - Lei Orgânica e Regimento Interno.

SEMINÁRIOS I
Nesta disciplina serão apresentados temas de relevância profissional para os alunos, todos profissionais com reconhecimento e trajetórias profissionais reconhecidas no setor. Serão abordados temas como: Os desafios da função de auditoria interna; Os desafios da gestão para o controle – experiências de uma transição; Auditoria pública versus auditoria privada; Auditoria hospitalar – pontos de atenção; A gestão de uma unidade de auditoria interna e suas relações institucionais; Desmistificando a auditoria contínua; O que esperar do “novo auditor” do século XXI.

PROGRAMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM AUDITORIA E CONTROLE INTERNO
Implementação de Programa de Gestão da Melhoria da Qualidade na Auditoria Pública; teoria e implementação de Modelo de Capacidade de Auditoria Interna - IA-CM; gestão e monitoramento da atividade de auditoria interna - indicadores e resultados.

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE: DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
Breve histórico da implementação da Lei de Acesso à Informação no Brasil. Estudos dos Artigos da LAI e LGPD: Conceitos, Papéis, Aplicações, Proibições, Exceções, Sanções e Legislação Complementar. Segurança da Informação e Comunicação: A contribuição da LGPD para a reflexão sobre gestão de riscos em bases de dados. O uso compartilhado de bases de dados no setor privado e na administração pública. Convergências entre tratamento de dados pessoais e transparência: Harmonizando privacidade e interesse público. Precedentes de acesso à informação relacionados a dados pessoais. Abordagem de casos práticos.

AUDITORIA E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS
Contextualização das transferências da união no cenário brasileiro referencial legal; panorama: “quando”, “quem”, “onde” e “como” são repassados os recursos; fases do ciclo de vida de um convênio; plataforma “Mais Brasil”; proposição de convênios; procedimentos para solicitação de recursos; registro na plataforma +Brasil; levantamento de necessidades; programas de governo; propostas e planos de trabalho; termo de referência e projeto básico; mitigação de irregularidades e falhas na proposição; celebração de convênios: condições e vedações; empenho; conta corrente; assinatura e publicação do convênio; ordem bancária; execução de convênios; procedimentos licitatórios; pagamentos de despesas: Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), contratos de obras, contratos de bens e serviços; principais problemas na execução de convênios: desorganização burocrática, governança e gestão ineficiente, rito licitatório inadequado: pregão presencial; falhas mais comuns em convênios; prognóstico para prevenção de falhas; encerramento do convênio; relatório de execução; ajuste de plano de trabalho; termo aditivo; finalização de movimentações financeiras; resgate das aplicações; devolução do saldo remanescente; prestação de contas do convênio; prestação de contas ao concedente; relatório de cumprimento do objeto; Tomadas de Contas Especiais - TCEs; fiscalização dos órgãos de controle; jurisprudência do TCU sobre convênios; fluxo operacional das prestações de contas; registros da execução do convênio e relatórios; envio da prestação de contas para análise; prestação de contas de convênios operados por OBTV; principais problemas nas prestações de contas; omissão da prestação de contas; não comprovação regular da aplicação dos recursos recebidos, ocorrência de desfalque e desvio de recursos; práticas de atos ilegais ou antieconômicos.

POLÍTICAS PÚBLICAS: AVALIAÇÃO
Ciclo das políticas públicas; diagnóstico do problema; Teoria da Agenda; desenho e caracterização da política pública (top down vs. bottom up); avaliação ex-ante; avaliação ex-post e o ciclo da política pública.

RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES E CRIMES CONTRA A ADMINISTRÇÃO PÚBLICA
Lei 12.846/2013, referente à responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira; crimes previstos no Código Penal e na Lei 13.869/2019; estudos de casos.

 

MÓDULO III

AUDITORIA E CONTROLE INTERNO GOVERNAMENTAL

PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDES
Conceito de licitação e fraudes; diferença entre fraude e erro; condições para ocorrência da fraude e meios de comprovação da fraude em licitação; principais tipologias de fraude; formas de ocorrência de “projeto mágico”; principais entendimentos da jurisprudência dos tribunais sobre o tema; definição de edital restritivo; principais cláusulas restritivas apontadas pela doutrina e jurisprudência dos tribunais; exemplos reais de situação caracterizadora de fraude; conceito de publicidade e sua efetiva aplicação nos processos licitatórios; situações que caracterizam publicidade precária; exemplos e casos reais de restrição da competição; conceituação da fase externa da licitação, contemplando atos de habilitação, julgamento, homologação e adjudicação; apresentação das principais fraudes identificadas na etapa de julgamento da licitação; definição de cartel e exemplos de indícios que sinalizam para a sua existência em uma licitação; definição de contratação direta e formas de ocorrência da fraude; penalização a entes privados na prática da fraude; entendimentos jurisprudênciais sobre o tema; principais técnicas utilizadas para detectar fraudes em licitação; roteiro a ser adotado para evidenciação da fraude; cuidados necessários para manter as evidências válidas na comprovação das fraudes; modelos para elaborar um achado de auditoria.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA (PAINT) E RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA (RAINT)

Desenvolvimento e avaliação do PAINT e RAINT: identificação dos riscos institucionais para inserção no PAINT; planejamento, coleta de informações, elaboração de matriz de risco, elaboração de relatórios e feedback.

AUDITORIA 4.0: METODOLOGIA ÁGIL E INFORMATIZAÇÃO

A auditoria ágil: características e estudos de casos e implementação teórica e prática na utilização de ferramentas de mineração e análise de dados.

SEMINÁRIOS II

Nesta disciplina serão apresentados temas de relevância profissional para os alunos, todos com profissionais de reconhecimento e trajetórias profissionais reconhecidas no setor. 

COMPLIANCE NO SETOR PÚBLICO
Compliance versus conformidade no setor público; atividades de controle; controles internos orientados a riscos; panorama normativo do tema; instâncias e funcionalidades de controles internos; avaliação e autoavaliação de controles internos; adequação e suficiência; framework COSO; normas ISO/IEC 31000 e 31010; internalização e integração entre modelos de controles internos.

Depoimento de quem já fez VERBO

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Conteúdo atualizado
É essencial que uma pós-graduação esteja por dentro das atualizações constantes do mundo jurídico. Além disso, a prática é necessária para formar um excelente profissional.
Certificado pelo MEC
Faculdade VERBO é reconhecida pelo MEC desde 2016, conforme portaria Portaria 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
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Sabemos que a rotina exige flexibilidade de horários. Pensando nisso, preparamos aulas online que podem ser assistidas de onde você estiver e quando você puder.

O QUE ESTÃO DIZENDO

Veja a opinião de quem conhece e já se atualizou conosco!

Rafaela Pacheco

2 semanas atrás

Gostaria de agradecer toda a equipe da Verbo, em especial a Adriana. Sempre foi muito solicita, graças ao seu excelente atendimento realizei a minha matrícula e hoje estou um passo mais próxima do meu sonho, formar-me em Direito! #SouVerbo

Catarini Carlos dos Reis

2 semanas atrás

Falo com propriedade, a melhor instituição que eu conheço. Professores engajados, equipe solicita e o que eu considero primordial é a preparação na prática que os professores esmiuçam para nos deixar preparados para as carreiras jurídicas.

Guilherme Albuquerque

2 semanas atrás

Tive uma ótima experiência tanto na minha pós como no atendimento do inicio ao fim! Recomendo para todos que estão em busca de uma pós graduação.

Debora de Mello Moreira

1 semana atrás

Não moro em Porto Alegre e estava com muitas dúvidas sobre a pós-graduação em Direito civil e Processo Civil. Felizmente pude contar com o auxílio da Thayene. Muito gentilmente tive todas as informações e esclarecimentos de que precisava para realizar a minha matrícula. Obrigada, Thayene! E parabéns pelo atendimento!

Juana Araújo Coelho

5 meses atrás

A qualidade do ensino não tem igual, conteúdos excepcionais , professores de excelência e faz jus a tudo que é apresentado. Vale muito a pena para quem busca qualidade de ensino.

Marina Boscardin

1 mês atrás

Estou fazendo a pós em psicologia forense e criminal e amando demais! Conteúdo muito rico e professores ótimos! A Adriana, do comercial, está sempre disponível para dúvidas e ajuda! Recomendo!

PORQUE SER ESPECIALISTA NA ÁREA?

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Atualização sobre temas na sua área
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Progressão de carreira profissional
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Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.

Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.

A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.

Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.

O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.

Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.

As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.

O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.

Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.

No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.

O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.

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