Em uma sociedade cada vez mais conectada, conhecer a cibersegurança e a ciberdefesa pessoal é algo de supra importância para prevenir de ciberataques tanto a si, quanto para a organização conectada. Qualificar pessoas para o novo universal proporcionado pelo ciberespaço.
Habilitar profissionais privados e servidores públicos. Como gestores e servidores públicos para conseguirem se proteger ao máximo, garantindo a manutenção da conformidade, resiliência e sustentabilidade no setor que atua.
Todos que trabalhem com algo relacionado ao meio digital. Advogados e demais profissionais do Direito; Magistrados e assessores; Servidores e gestores públicos; Profissionais da tecnologia da informação e comunicação; Profissionais do Compliance; Administradores: Gestores de Risco e da Governança Corporativa.
COORDENAÇÃO:
Claudio Joel Brito Lóssio - Professor. CEO SNR Sistemas Notarial e Registral – empresa premiada pelo GPTW – Great Place to Work em 2019-2020 e 2020-2021, Sênior Software Developer, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídicas pela UAL, Mestre em Engenharia de Segurança Informática pelo IPBeja. Advogado com Pós-Graduação em Direito Digital e Compliance, Direito Penal e Criminologia pela URCA, Direito Notarial e Registral , MBA em Gestão de TI pela UNIFACEAR, MBA em Engenharia de Software pela Metropolitana, Gestão e Governança Corporativa pela Metropolitana, Perícia Forense Computacional, Engenharia Eletrônica e de Computação. Professor na Escola Judiciária Edésio Fernandes EJEF – TJMG, na ESMAFE/RS. Certificado DPO, Consultor LOPD e Seguridad Informática pela Universidade de Nebrija – Madrid, Membro Idealizador do grupo de pesquisa Juscibernética. Autor da Obra Manual Descomplicado de Direito Digital e o Direito e o Ciberespaço, ambos pela Juspodivm. Proteção de Dados e Compliance Digital pela Almedina, Organizador do Cibernética Jurídica e do JusCibernética, ambos pela EDUEPB. Sócio na LAW Advocacia. Sócio na Juscibernética: Centro de Auditoria, Cibersegurança e Proteção de Dados em Compliance. Eterno aprendiz
Andréa Thomé - Diretora para Soluções de Cybersecurity , com mais de vinte e oito anos de experiência em segurança da informação, GRC, gestão de riscos, auditoria interna, governança e gestão de tecnologia. Possui histórico de atuação em empresas multinacionais como Ernst & Young, PwC, ISS/IBM, Baker Tilly e Phillips, com s anos de experiência como empreendedora. Palestrante desde 2000 em temas de GRC e de Segurança da Informação em eventos nacionais e internacionais (Panamá, Uruguai, Guatemala, Colômbia e México). Possui as certificações profissionais CISM – Certified Information Security Manager, BS 7799 Lead Auditor, Cobit-Foundations, Harvard Manage Mentor e PMBM – Programa de Metodologia Base para Mentores e Internal Auditor ISO 27701. Administradora Certificada na ferramenta de Gestão de Riscos ORM – Opportunities and Risk Management. Líder da WOMCY – LATAM Women in Cybersecurity no Brasil com programas de mentoria, educacionais e de conteúdo técnico para mulheres no tema. Membro de honra do IBRASPD – Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados.
Ana Gabriela Amorim - Graduada em Enfermagem, Pós-graduada em U.T.I. e em Saúde da Família. Pós-Graduada em Biotecnologia e em MBA em Gestão Hospitalar. Certificada DPO-E1. Graduada em Enfermagem, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e formada em técnica em radiologia. W12 Certification - Wizard. Acadêmica da Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - CE.
Cleórbete Santos - DPO e instrutor de proteção de dados pela EXIN. Analista de Inteligência. Servidor federal. Doutorando, Mestre (cum laude) e graduado em Computação. Pós-graduado em Segurança da Informação, Direito Digital & Compliance, Computação Forense & Perícia Digital, e em Ciências Penais. Bacharel em Direito.
José Luiz de Moura Faleiros Júnior - Advogado, Doutorando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP/Largo de São Francisco. Doutorando em Direito, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Especialista em Direito Digital, em Direito Civil e Empresarial.
Lindojon Geronimo Bezerra dos Santos - Advogado. Parecerista. BizArch. Project Management. Membro Consultor da Com. Esp. de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Mestrando em Direito. Especialista em Direito do Consumidor. Pós-graduado em Ciências Criminais.
Gilson Soares Lemes Júnior - Tabelião. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal, Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral e Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Ocupa o cargo de Tabelião do 2º Ofício de Notas da Comarca de Raul Soares/MG, sendo membro da Diretoria do Colégio Notarial do Brasil - Subseção Minas Gerais
Guilherme Santana - Advogado. Graduado em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Pós-Graduado em Relações Internacionais. Mestrando em Ciências Jurídicas na Universidade Autónoma de Lisboa. Doutorando em Ciências Jurídicas na Universidade Autónoma de Lisboa. Mestrando em Direito e Afirmação de Vulneráveis na Universidade CEUMA. Presidente da Comissão de Tecnologia e Informação da OAB/MA
Ivana David - Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ingressou na Magistratura Bandeirante em 1990, atualmente integra a 7ª Câmara de Direito Criminal. Vice-presidente da Comissão de Segurança e Prerrogativas – Biênio 2022/2024
Renan de Alencar Luciano - Advogado Sócio do escritório LAW - Lóssio, Alencar e Weverton advocacia. Atuação em Direito Digital, Compliance, Proteção de Dados, Família e Sucessões.
Certificado DPO-E1 – DPO Experience E1. Pós-Graduado em Direito Notarial Registral, Direito da Família e Sucessões. Docente em diversas instituições. Palestrante.
Introdução ao Ciberespaço;
Cibercriminalidade e a Investigação em Fontes Abertas;
Ciberdefesa Pessoal;
O Direito e a Segurança da Informação;
Proteção de Dados, Ciberdefesa e Cibersegurança nos Cartórios de Notas e Registros;
Cibersegurança e Proteção de dados nas Profissões da Saúde e em Gestão Hospitalar;
A Convenção do Cibercrimes e o Direito Digital Brasileiro;
Lei Geral de Proteção de Dados;
A polícia judiciária e o sistema de investigação à Cibercriminalidade;
Auditoria e Intrusão em Sistemas;
Gestão de Riscos em Segurança da Informação;
Direitos à Cibersegurança e Ciberdefesa pelo Consumidor em âmbito Nacional e Internacional;
Informática Forense e a Resposta à Incidentes de Segurança da Informação.
Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.