A Pós-graduação em Direito Previdenciário tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem de maneira especializada em uma área fundamental do Direito Social, voltada à proteção dos direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social. Com as constantes mudanças legislativas e a crescente demanda por especialistas na área, é indispensável o conhecimento técnico e atualizado sobre as regras que regulam os direitos previdenciários, bem como os mecanismos processuais de sua proteção. O curso pós-graduação em direito sucessório é voltado para advogados, bacharéis em Direito, professores, servidores públicos que desejam se capacitar para atuar na advocacia privada ou pública, magistratura, Ministério Público e Defensoria.
Adriane Bramante - Advogada Previdenciarista, Mestre
Aline Laux Danelon - Advogada Previdenciarista, Especialista
Amanda Medeiros – Advogada
Ana Julia Avansi- Advogada, Especialista
Bárbara De Cezaro - Advogada, Doutora
Bruna Migliaccio Setti – Advogada, Mestra
Euvaldo Leal – Advogado, Doutorando
Eugélio Luis Muller – Servidor Público Federal, Mestre
Everson Camargo - Advogado, Mestre
Fernando Maciel – Procurador Federal, Mestre
Jane Berwanger - Advogada Previdenciarista, Doutora
João Baptista Opitz Junior - Perito Médico, Pós-Doutor
João Marcelino Soares - Advogada Previdenciarista, Especialista
Marcelino Alves de Alcântara- Advogado, Doutor
Maria Fernanda Pinheiro Wirth - Analista, Mestre
Marina Vasques Duarte de Barros Falcão - Juíza Federal, Mestre
Sandro Bittencourt - Advogado Previdenciarista e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista
Thiago Albuquerque - Advogado, Especialista
O objetivo da Pós-Graduação em Direito Previdenciário é capacitar os profissionais para atuarem de forma técnica e eficiente na defesa dos direitos previdenciários, seja na esfera administrativa ou judicial. O curso proporciona uma formação sólida, atualizada e prática, preparando o aluno para enfrentar as complexidades da legislação previdenciária e oferecer soluções eficazes para seus clientes e assistidos.
Ao concluir a especialização, o profissional estará apto a atuar em processos de concessão, revisão e manutenção de benefícios previdenciários, além de prestar consultoria a empresas e segurados. A pós-graduação também prepara o aluno para uma atuação diferenciada na advocacia previdenciária, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho e contribuindo para a promoção de justiça social e proteção dos direitos dos trabalhadores e segurados.
Aula aberta
Congresso Online de Direito do Trabalho e Previdenciário
A especialização lato sensu em Direito Previdenciário oferece uma formação abrangente sobre os principais temas do direito previdenciário e seus desdobramentos processuais. Entre os tópicos abordados estão as reformas previdenciárias, aposentadorias, benefícios por incapacidade, pensão por morte, auxílios, salário-maternidade, regras de transição e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O curso também traz uma visão prática das ações judiciais e administrativas previdenciárias, além de abordar as principais discussões sobre a interpretação das normas, sempre com foco na proteção social.
O grande diferencial do curso está na interdisciplinaridade dos assuntos e na presença de professores renomados, incluindo juízes, advogados, procuradores e especialistas da área, que compartilham suas experiências profissionais e proporcionam uma formação voltada para as demandas reais do mercado. O curso é essencial para quem deseja se destacar em um campo que exige conhecimento técnico específico, dada a constante atualização da legislação previdenciária e o impacto social das normas que regulam a seguridade social no Brasil.
Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.