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Sobre o nosso curso

Julho de 2022

Início

360 h/a

Carga Horária

R$ 377,00

Mensalidade a partir de

O curso se insere na perspectiva de atuar sobre o aperfeiçoamento das capacidades institucionais da administração local e regional, diante de um cenário que apresenta incertezas, complexidade e ambiguidade.

Desenvolvido em 3 módulos e 18 disciplinas, as aulas serão ministradas ao vivo e gravadas para acesso posterior ao longo do curso, as aulas ocorrerão às sextas e sábados, mensalmente. 

A metodologia desenvolverá fundamentos e alicerces para atuação na área de gestão, incluindo apresentação e utilização de metodologia moderna de inovação, resolução de problemas e gestão pública de crises de administração pública.

Objetivo do curso

Desenvolver e aperfeiçoar agentes públicos estaduais e municipais, para liderar, gerenciar e pensar a gestão de forma estratégica e inovadora, a partir dos desafios e perspectivas da Administração Pública Estadual e Municipal.

Ao término do curso, os alunos estarão qualificados para atuar como gestores dos diversos setores da administração pública estadual, municipal e distrital: administração direta e indireta, bem como em instituições que se relacionem ou prestem serviço à administração público local e regional.

 

Organização Curricular

Governança e Políticas Públicas: Desenvolvimento- Implementação e Controle

Apresentar conceitos e experiências, estimulando o desenvolvimento de boas Políticas de Governança Compreender o desenvolvimento e história da Governança das políticas públicas no Brasil. Identificar a legislação referente às políticas públicas. Identificar, através de exercícios práticos, todas as fases de desenvolvimento, implementação e controle de uma Política Pública.

Organização Administrativa e Federativa

Compreender como se organiza a administração pública brasileira: sua descentralização política, territorial e funcional (administração direta e indireta). A Administração direta e indireta com a sua respectiva localização no cronograma da estrutura administrativa. Os agentes administrativos e possibilidades de regimes jurídicos.

Gestão e Análise de Projetos e Programas

Indicado para agentes públicos que atuam ou pretendem atuar em Projetos e buscam conhecimentos, técnicas e instrumental para a viabilizar financiamentos ou investimentos públicos utilizando processos e metodologias da Gestão de Projetos.

Liderança e gestão do desenvolvimento de pessoas

A partir do relato de experiências e estudos, promover o conhecimento do aluno desde a teoria da “Psicologia Organizacional e do Trabalho” à prática da formulação de marcos jurídico-institucionais, nacionais e internacionais, e seus instrumentos de implementação para o desenvolvimento de pessoas e liderança, bem como a gestão de riscos das ações de desenvolvimento, técnico e comportamental, e a construção de estratégias que considerem a diversidade de gerações no ambiente profissional, a subjetividade, a saúde e o trabalho.

Transparência e a Lei Geral de Proteção de Dados

Identificar, através da compreensão da Lei Geral de Proteção de Dados, oportunidades  de fomento à transparência nos Estados e Municípios.

Concessões, Parcerias e Consórcios Públicos

Conhecer a Legislação aplicável a transferências de recursos federais e convênios para Estados e Municípios. A colaboração ou a cooperação de particulares na realização de fins públicos.

Governança e Integridade

Perspectiva Pública e Privada da Governança. Governança Pública: Definições, Marcos Normativos, Funções, Princípios e Mecanismos. Conceito e Operacionalização do Centro de Governo. Conexões entre os conceitos Governança, Corrupção, Fraude, Integridade e Compliance. Integridade:  Risco, Categorias, Programas e Instâncias. Manual de Conduta do Agente Público Civil.

Contratos e Transferências Voluntárias

Proporcionar conhecimentos teóricos e instrumentais para a execução e gestão de contratos administrativos e transferências voluntárias, Capacitar o participante a compreender os principais aspectos do processo de gestão e fiscalização, Utilizar as ferramentas de acompanhamento de contratos administrativos; identificar as sanções administrativas contratuais; Identificar as alterações contratuais; Exercitar a prática simulada de atos relacionados aos contratos; e Identificar as principais falhas no acompanhamento de contratos e Transferências voluntárias e respectivas soluções.

Prevenção e detecção de fraudes em Contratações Públicas

Identificar a legislação referente à prevenção e detenção de fraudes, bem como  mecanismos para encontrar pistas e vestígios de fraudes em processos de contratação.  (simulação, direcionamento ou restritiva.

Planejamento do Orçamento e Execução Orçamentária

Identificar os principais normativos que regem o processo orçamentário, de modo a compreender o processo de planejamento do orçamento público, conhecendo as suas finalidades, estrutura, possibilidades e restrições. Identificar os instrumentos disponíveis e adequados à elaboração, execução, controle e avaliação do orçamento público nas esferas municipal e estadual.

Gestão de Infraestrutura e Meio Ambiente

Ao final do curso o aluno deverá compreender a importância e tipos de infraestrutura, principais problemas e desafios, mecanismos de regulação, noções de matriz de transportes e matriz energética, bem como os mecanismos de desenvolvimento urbano sustentável.

Gestão da Segurança Alimentar e Nutricional nas Políticas Sociais 

Identificar a gestão da segurança alimentar como uma política transversal a várias pastas: saúde, educação, esportes, desenvolvimento social, seus desafios e potencialidades. Conhecer e discutir experiências exitosas em Estados e Municípios do Brasil e em outros países com possibilidades de replicação.

Os desafios da Governança e Gestão Pública Local para o Desenvolvimento

Reconhecer, com base em estudos de caso, os principais desafios da gestão pública em nível estadual e municipal, com fundamento nos índices de governança de gestão municipal e estadual utilizados pelos tribunais de contas.

Métodos de Resolução de Problemas, Gestão de Crises e Relações institucionais

No contexto de um mundo cada vez mais veloz e incerto, a disciplina conta com uma abordagem prática e multidisciplinar na compreensão e análise dos principais processos da administração pública, sob a ótica da resolução de problemas e gerenciamento de crises. Com olhar voltado para a realidade e peculiaridades da gestão pública municipal, a disciplina objetiva municiar gestores para enfrentamento e resposta aos desafios dos novos tempos com maior segurança e assertividade, aprendendo a desenvolver soluções, em especial nas situações inesperadas e críticas da gestão e nas relações institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo.

Inovação na Gestão Pública

Inovação: definições, características gerais, aspectos específicos da inovação na gestão pública; Processos, métodos e metodologias utilizados em projetos de inovação no setor público; casos de inovação no setor público com uso de design thinking, ciências comportamentais, transformação digital: características, desafios, resultados, replicação.

Prestação de Contas e Controle da Administração Pública

Compreender o Processo de Prestação de contas em todas as suas fases, sua relação e necessidade entre todas as esferas de governo. Formas de interação: comunicação, defesa, recursos e soluções de problemas.

Seminários Gerenciais

Tópicos Especiais: Polêmicas e Desafios na Gestão Pública Local

Professores

COORDENAÇÃO 

  • Prof. Msc. GIL PINTO LOJA NETO

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, graduado pela Academia da Força Aérea, especializado em táticas de combate aéreo, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial - UFRJ, MBA em Gestão de Empresas e Marketing - ESPM e MBA em Gestão de Hospitais Universitários pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Participou do Programa de combate à corrupção para Funcionários do Governo brasileiro, com o governo dos EUA, Washington DC. Atuou como chefe de missão internacional em Países Africanos pela Agência Brasileira de Cooperação - ABC-MRE em Conjunto com a FNDE/MEC. Auditor federal da Controlaria Geral da União-CGU, com mais de 15 anos de experiência na condução de auditorias em todo Brasil, atualmente é chefe da Supervisão Técnica das mais de 220 Unidades de Auditoria Interna Governamental vinculadas a CGU. Vencedor dos Concursos de Boas Práticas da CGU na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas nos anos de 2015 e 2016. Professor e palestrante nacional e internacional.
 

  • Prof. Msc. BRUNO AFFONSO

Advogado, Especialista em Logística e Mobilização Nacional e Mestre em Administração Pública. Auditor Governamental. Editor do Ementário de Gestão Pública, informativo de referência para milhares de gestores públicos de todas as esferas e poderes. Professor convidado da FACE/UnB e leciona em nível de graduação em instituições particulares. Atua em iniciativas de capacitação desde 2012, ministrando aulas de Direito Administrativo, Ética Pública, Auditoria Governamental, Governança, Gestão de Riscos e Controles, Projetos, Business Intelligence, Logística Pública, Gestão de Pessoas e Regime Jurídico Único. Coautor de “Lei Geral de Proteção de Dados: estudos sobre um novo cenário de governança corporativa” (Editora Fórum) e diversos artigos.

 

DOCENTES 

  • Profa. Esp. ALZIRA FERNANDA

1ª Growth Hacker Política do Brasil, referência em temas como Inovação, Comunicação na Era Digital, Futuro e Governança no Poder Legislativo. Perita com formação CSI na Academia de Segurança Pública da Flórida, é membro da International Police Association, Graduação em Análise de Sistemas e Bacharel em Direito, possui formação em 19 (dezenove) cursos de pós-graduação (especialização e MBA), nas mais diversas áreas do conhecimento, que compõem a formação Growth Hacking da especialista. Em 2016, atuou como Estrategista Growth Hacker nos EUA e em 2020 foi condecorada, nos Estados Unidos, com Medalha de Reconhecimento e Mérito Internacional, por sua atuação no combate à corrupção e desperdício de recursos públicos. Analista Legislativo concursada, desde 2007, é Líder da Comunidade de Prática de Tecnologia e Inovação suportada pelo programa Interlegis/Senado Federal - GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia). Presidente do Encontro Nacional ENGITEC, apoiada pelo Interlegis/Senado Federal, que há 12 edições presenciais, realizadas em Brasília/DF, promove atualização tecnológica e evolução do conhecimento para membros do Poder Público Municipal. Coordenadora do Comitê de Governança do Poder Legislativo e membro do Comitê Mulheres da Governança, ambos da Rede Governança Brasil. Também é Membro-Fundadora da Associação Latino-Americana de Governança (ALAGOV). Escritora, Palestrante e Embaixadora da Constituição em Miúdos, obra publicada pela gráfica do Senado Federal.

  • Prof. Esp. BRUNO GUIMARÃES

Bacharel em Direito pela UFRN, Especialista em Logística e Mobilização Nacional pela ESD/MD e em Gestão da Segurança Pública e Cidadania pela ALERN. Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Logística da Força Nacional de Segurança Pública. Participou do planejamento e execução da segurança das instalações dos Jogos RIO 2016, bem como na Copa do Mundo 2014.

  •  Prof. Msc. CARLOS ALBERTO SAMPAIO DE FREITAS

Mestre em Administração – UNB. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas –UFRJ. Auditor Federal de Controle Externo – TCU. No TCU exerceu as funções de: Coordenador-Geral de Fiscalização da Área Social e Região Nordeste; Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União e Secretário de Planejamento, Governança e Gestão. Executive Chair for the Performance Audit Subcommitee – PAS of the International Organization of Supreme Audit Institutions – INTOSAI – 2009-2012. Integrou o Harmonization Project Group – Intosai, que reformulou as normas de auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores no Mundo. Atuou como professor convidado em cursos de auditoria e avaliação de políticas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNB, Instituto Serzedello Corrêa –ISC/TCU e Universidade do Legislativo Brasileiro – Unilegis.

  •  Profª. Msc. CAMILA POZZER

Psicóloga Organizacional, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Mestre em Saúde Pública com foco em gestão e regulação de serviços públicos, atualmente estudando MBA em Governança, Gestão de Riscos e Compliance. Trabalha no Ministério da Economia, em Brasília-DF, na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP/ME), como Assistente e Coordenadora-Geral substituta de desenvolvimento de pessoas. Há 13 anos é servidora e atua na área de gestão de pessoas e gestão por competências no setor público federal, com ênfase em capacitação profissional, especificamente com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas no âmbito da Administração Pública Federal. É coautora intelectual do Decreto nº 9.991/2019 e da Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021, bem como monitora e coautora intelectual do Programa LideraGOV de desenvolvimento de líderes e membro do Grupo de Desenvolvimento de Líderes do Futuro. Também é a idealizadora da Rede GIRC - Rede de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos e também é a idealizadora da Rede “LideraGOV” de Desenvolvimento de Líderes. Além disso, é membro do Conselho da GestGov - Comunidade de Prática de Gestores Públicos. Mais recentemente, é autora intelectual de infoproduto para desenvolvimento de pessoas na carreira por meio da Psicologia Organizacional aplicada ao Marketing Pessoal Digital.

  •  Prof. Esp. DIOGO AMILTON VENANCIO

Advogado. Especialista em licitações e contratos administrativos. Militante do direito empresarial. Servidor público há 22 anos, sempre atuando nas áreas de logística pública. Palestrante e consultor em licitações e contratos administrativos desde 2006. Professor do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba/PR, da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública do Ministério da Economia e da extinta ESAF – Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda, em cursos de capacitação e extensão ligados à logística pública. Foi Diretor do Departamento de Licitações e Contratações da Universidade Federal do Paraná. Atuou, também, como gestor responsável pela elaboração de normas orçamentárias municipais (PPA, LDO e LOA).

  •  Profa. Msc. ELIENE FERREIRA DE SOUZA

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, é formada em Nutrição pela Universidade de Brasília e Servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, licenciada. Especialista em gestão de políticas públicas em saúde (atenção primária e secundária, vigilância em saúde e Política Nacional de Humanização) e em alimentação e nutrição, especialmente no Programa Nacional de Alimentação Escolar, em nível internacional, federal e no Distrito Federal. Atuou, ainda, como Coordenadora de Seguran ça Alimentar e Nutricional – PNAE – FNDE; Coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF e Conselheira – segmento gestor do Conselho de Saúde do Distrito Federal e do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, trabalha como nutricionista/ especialista no Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos - WFP/ONU

  •  Prof Msc. FRANCISCO BESSA

Economista e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Formado pelo Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra e pelo Programa Minerva de Economia da George Washington University (EUA). Foi Superintendente Financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, Presidente da Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado do Ceará e Secretário Federal de Controle Interno da CGU. Atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia. Professor Universitário de graduação na União Pioneira de Integração Social (UPIS) nas disciplinas “Contabilidade Gerencial” e “Mercado Financeiro”. Professor de cursos de especialização com disciplinas nas áreas de governança, controles internos e auditoria.

  •  Prof. Msc. FRANKLIN BRASIL

Auditor da CGU desde 1998. Foi Coordenador-Geral de Estratégias de Contratação na Central de Compras do Governo Federal. Bacharel em Computação pela UFMT. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor de gestão de riscos e detecção de fraudes em licitações em diversos órgãos, dentre eles Polícia Federal e Ministério Público Federal e estaduais. Vencedor dos Prêmios “Professor Lino Martins”,em 2014 (Controle Interno) e “Chico Ribeiro”, em 2015, 2016 e 2017 (Qualidade do Gasto Público). Coordena o NELCA. Coautor dos livros “Controladoria no setor público”, “Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção”, “Como gerenciar riscos na Administração Pública”, “Como combater a corrupção em licitações: detecção e prevenção de fraudes” e “Como combater o desperdício no setor público: gestão de riscos na prática”. Autor da obra “Preço de Referência em Compras Públicas”.

  •   Profa. Msc. MARIA LUIZA FIRMIANO TEIXEIRA

Coordenadora Geral da Unidade de Auditoria Interna do IF Sudeste MG, Autoridade de Monitoramento LAI e membro do Comitê de Proteção de Dados do IF Sudeste MG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialização em Processo Civil e em Accountability, Governabilidade e Governança Pública. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha Empresa e Atividades Econômicas.

  •  Prof. Msc. MARCIO MEDEIROS 

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UNB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social. É professor cadastrado das escolas de governo (ESMPU, MPF, ENAP), bem como do IBMEC. Ministra cursos nas seguintes disciplinas: Administração Pública; Economia do Setor Público, Planejamento e Gestão Estratégica, Indicadores de Desempenho, Lei de Responsabilidade Fiscal, Políticas Públicas, Gestão de Projetos, Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance. Atualmente é Diretor de Administração e Finanças da Valec desde abril de 2020. Foi Diretor de Administração e Finanças do DNIT de janeiro de 2019 a abril de 2020. Foi Diretor de Administração do fundo de pensão dos servidores do poder judiciário da União - Funpresp-jud de 2014 a 2018. Foi Assessor-Chefe de Modernização e Gestão Estratégica do MPF de 2010 a 2014. Foi Diretor Executivo do Plano de Saúde do MPF de 2006 a 2011. Possui Certificação ICSS voltada a gestores de fundos de pensão, Certificação Compliance Anticorrupção – CPC-A e Certificação Profissional em Concessões e PPPs- CP3P.

  •  Prof. Dr. MARCUS BRAGA

Doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e Mestre em Educação (UnB) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica. Auditor Federal de Finanças e Controle do quadro da CGU. Autor dos livros "tudo sobre controle?" e "Vale quanto pesa", ambos lançados em 2021 pela Editora Fórum. Com experiência como gestor de auditoria interna em várias organizações federais.

  •  Prof. Msc. NEWLEY MAGALHÃES

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Finanças (PUC-RJ), Especialista em Gestão (FGV-SP) com MBA em Marketing (FGV/RJ). Larga experiência em consultoria em projetos financeiros em empresas multinacionais (Capgemini, Outback, Starbucks, McDonald´s, Schering, Ceras Johnson). Instrutor e Conteudista do curso de Análise Econômica e Financeira de Projetos da ENAP. Atualmente é auditor na Universidade Federal Fluminense – UFF onde exerce a chefia da unidade de auditoria interna.

  •  Profa. Msc. ORVALINA ORNELAS

Mestre em Ciência Política pela UNIEURO/DF. Pós-graduada em Administração Pública pela FGV/DF. Pós-graduada em Projetos pela UFMG, com Especialização em Auditoria pela UNB, Especialização em Prestação de Contas pela ABOP e MBA em Neurociência e Psicologia Positiva pelo IPOG. Com mais de 30 anos de experiência em alta gestão na administração pública, foi responsável por setores como: auditoria Interna; Prestação de Contas, Tomada de Contas e Contabilidade.

  •  Prof. Msc. PAULO BERNARDES

Doutorando pela UNB. Mestre em Direito. Especialista em Direito Tributário. Professor da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e da antiga Escola Superior de Administração Fazendária - ESAF. Analista em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, da Carreira de Gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Atuou no Ministério da Educação como Coordenador de Gestão de Licitações, Coordenador-Geral de Licitações e Contratos e Subsecretário de Assuntos Administrativos. Foi Gerente de Licitações e Contratos na Empresa de Planejamento de Logística S/A, com certificação CP3P-F e atuação com Oportunidades de Negócios e estruturação de projetos. Atualmente é Coordenador-Geral - Orçamento e Finanças - no MEC.

  •  Profa. Dra. ROBERTA CORDEIRO

Juíza de Direito do TJDF. Mestra em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Doutora em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub. Professora da Escola da Magistratura e do Instituto Brasiliense de Direito Público e no UniCEUB. Professora de Direito Penal na Pós-graduação da ATAME de Brasília. Publicação: Livro TJDFT Juiz de Direito Substituto- Série Provas Comentadas. Editora Verbo Jurídico.

  •  Prof. Msc. RODRIGO FONTENELLE

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Fiscal do BDMG e Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional –CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance - CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors(IIA).

  •  Prof. Msc. RODRIGO NARCIZO

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): servidor do quadro efetivo ocupante do cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil atualmente lotado no Escritório de Projetos. Já atuou nas áreas de capacitação, gestão do conhecimento e inovação. Conectar Mentes Academy: docente da disciplina Gamificação. IDP: docente das disciplinas Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional e Liderança. Escola Nacional de Administração Pública (Enap): docente do curso de Design Sprint, do curso de Design de Serviços, da disciplina de liderança e inovação no Programa Liderando para o Desenvolvimento. e facilitador de oficinas para projetos de inovação. Conexão Inovação Pública RJ (trabalho voluntário): coidealizador da rede, facilitador de aprendizagem, organizador de eventos como webinários, prêmios de inovação e maratonas de inovação.

  •  Prof. Msc. VALMIR GOMES DIAS

Ouvidor-Geral da União. Encarregado do tratamento de dados pessoais no âmbito da Controladoria-Geral da União, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Pós Graduação Lato Sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos, da Universidade Federal de Lavras em parceria com a CGU. Desde 2007, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

  •  Prof. Esp. WALTER CUNHA

Mestrando em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Gestão de Projetos (FGV). Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Professor e Palestrante sobre Governança Pública, Teletrabalho, Gestão de Segurança da Informação e Contratações de TIC. Atualmente é Diretor de Governança da CGU.

  

Entre outros

*Corpo docente sujeito a alteração

 

Entre outros convidados.
*Nominata sujeita a alterações.

Conheça alguns dos grandes nomes da Verbo
Ives Gandra Martins
Advogado
Sérgio Cavalieri Filho
Desembargador/RJ
Elpídio Donizetti
Desembargador/MG
Alexandre Salim
Promotor de Justiça
Nestor Távora
Advogado
Fábio Roque
Juiz Federal
Matheus Carvalho
Procurador da Fazenda
Christiano Cassetari
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Marcilio Guedes Drummond
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Carlos Henrique Bezerra Leite
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Daniel Amorim Assumpção
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Perguntas
Frequentes

  • Quais são os requisitos para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
    Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?
    Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF - Cadastro de Pessoa Física; - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • É possível obter um atestado de matrícula?
    A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
  • Qual a duração dos cursos?
    Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
  • Quais os requisitos mínimos para reprodução dos vídeos?
    O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • As videoaulas podem ser visualizadas por quanto tempo e quantas vezes?
    A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
  • Os cursos contam com materiais de apoio?
    Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
  • Como é realizado a interação com os professores e tutoria?
    As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
  • Como são realizadas as atividades avaliativas?
    O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
  • Como funciona a dispensa do Trabalho de Conclusão de Curso?
    Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
  • Como ter mais tempo para a visualização das aulas e/ou realização da avaliação final de curso?
    No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
  • Os cursos de Pós-Graduação contam com a realização de estágio?
    O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.
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