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SOBRE O CURSO

O Curso de Pós-Graduação em Relações Institucionais, Governamentais e Diplomáticas visa oferecer uma formação especializada para profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades no campo das relações entre instituições, governos e diplomacia. Este curso propõe um mergulho aprofundado nos fundamentos teóricos e práticos necessários para atuar nesse cenário complexo e em constante evolução.

O curso tem como principal objetivo oferecer uma formação avançada, capacitando os participantes com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de negociação política, processos governamentais, diplomacia, advocacy e análise de políticas públicas, preparando-os para atuar de forma eficaz e estratégica nesse ambiente.

O Público alvo são profissionais graduados em áreas como Ciências Sociais, Relações Internacionais, Direito, Administração Pública, Comunicação Social, entre outras, que desejam aprimorar suas competências em negociações, articulações políticas, análise de políticas públicas e demais aspectos relacionados às relações institucionais, governamentais e diplomáticas.

Início
Fevereiro 2025
Carga Horária
360 h/a
Investimento
9800

APRENDA COM AUTORIDADES DA ÁREA

  • Eduardo Alves Fayet-Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (Curitiba/PR).Vice Presidente e Diretor Executivo da Abrig. Atua como consultor e especialista em Relações Institucionais e Governamentais.  Atualmente, atua em desenvolvimento de novos negócios e soluções empresariais. Possui experiência na área de Desenvolvimento e Gestão Empresarial, com ênfase em Novos Negócios e Mercados, Relações Institucionais e Governamentais, Estratégias Empresariais, Competitividade e Produtividade, Inovação, Capacitação Empresarial e Corporativa.
  • Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto-Mestre em Poder Legislativo e Especialista em Processo Legislativo. Graduado em Ciências Econômicas e em Direito. Autor de cinco livros sobre Processo Legislativo, dentre os quais “Curso de Regimento Interno” e “Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional”, editados pela Câmara dos Deputados.Atuou como docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Palestrante e professor em instituições públicas e privadas, tendo atuado junto ao Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil, Ministério Público Federal, Anvisa, Petrobras, Pensar Relgov, Acrópole, Patri e diversos Sindicatos e Associações.
  • Paulo Rogério Foina- Físico, pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor e coordenador de Graduação e Pós-Graduação em grande escolas brasileira (UFSCar, USP, UniCEUB) e sócio gerente da Sistema de Informação e Tecnologia Ltda.. Tem experiência profissional e docente na área de Ciência da Computação e desenvolve estudos e pesquisa em Gestão de Tecnologia e Inovação e sobre os Impactos da Tecnologia na Sociedade. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão de Tecnologia, Inovação, Governança de TI, Planejamento Estratégico e Tecnologias emergentes aplicada s à indústria moderna (IoT, BigData, RFID, Cloud Computing)
  • Rafael Favetti-Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília; doutorando em Direito no Instituto de Direito Público. Advogado e professor de cursos eletivos. Autor de "controle de constitucionalidade e política fiscal" e outros textos. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília;. No Supremo Tribunal foi assessor de Ministro, instrutor interno e membro do Comitê de revisão das Sumulas do Tribunal. No Legislativo foi consultor dos Republicanos no Senado Federal. No Ministério da Justiça foi consultor jurídico e secretário-executivo (Deputy Minister). Foi presidente do Comitê Nacional para os Refugiados CONARE e presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual CNCP. Tem experiência em direito. Experiência em ciência política, com ênfase em análise política e relações com Judiciário. Foi presidente da Comissão de Assuntos Institucionais e Comissão de Segurança Pública da OAB-DF.
  • Giuliana Franco- Mestre em politicas públicas e governo pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Direito do Estado da Regulação também pela FGV e bacharel em ciência política pela UnB. É especialista em políticas públicas, processo decisório do ambiente federativo e processo legislativo federal. Profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com 17 anos de experiência. Reconhecida pelo Anuário Origem nos anos de 2021, 2022 e 23 como umas das 20 profissionais de RIG mais admiradas do Brasil. Possui vasta experiência em advocacy e engajamento com Stakeholders. Trabalhou em grandes empresas como CPFL; 3M, Alcoa e Raízen e atualmente é Gerente de Relações Governamentais da Natura&Co. Possui experiência e conhecimento adquiridos ao longo da carreira nas pautas de ESG, Energia, Energias Renováveis e Agronegócios. Também tem atuado nas agendas de comércio exterior e relações internacionais relacionadas ao etanol e bioenergia. É co-fundadora do coletivo de mulheres em relações governamentais chamado Dicas- Mulheres em RIG. Foi consultora autônoma para agenda de análise política e ESG e Diretora da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), onde atua na coordenação do Comitê de ESG. 
  • Bernhard Smid- Doutorando em Administração de Empresas (DBA) da Universidade de Bordeaux (França). MBA em Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (Brasil) e mestrado em Negócios Internacionais pela Munich Business School (Alemanha). Principais áreas de expertise: relações governamentais, relações internacionais, ESG, meio ambiente/sustentabilidade, agronegócios, e a indústria de alta tecnologia. Profissional premiado com experiência sênior em relações institucionais e governamentais em nível nacional e internacional. Ampla experiência com as relações públicas. Amplo conhecimento dos mercados internacionais, nomeadamente na identificação, análise e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
  • Gabriel Rocha Lima Amaral- Mestre em Administração de Empresas. Bacharel em Ciência Política, com MBA em Gestão de Projetos, atua dentro do Congresso Nacional desde 2010. Neste período compôs a equipe da Liderança da Minoria, da Procuradoria de Integração e Cidadania, da Diretoria Legislativa e da Liderança do PSD (Partido Social Democrático) na Câmara dos Deputados. Prestou consultoria de Relações Governamentais na Nelson Wilians e Advogados Associados participando da equipe de formulação do núcleo de Relações Governamentais. Foi supervisor na Patri Políticas Públicas e assessorou, em relações governamentais e advocacy, a ACT- Promoção da Saúde. Atualmente assessora o Deputado Federal Felipe Carreras e leciona na graduação de Ciência Política da Faculdade Republicana. 
  • Josiara Diniz - Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Igualdade Racial, é uma profissional da área de Relações Governamentais e Institucionais (com experiência em advocacy) com passagens pela Câmara dos Deputados, Ministério da Cultura, Senado Federal e como Gerente de Políticas Públicas do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil).É bacharela em Ciência Política e em Gestão Pública (com especializações em Gestão Pública -UFG; Políticas públicas para Igualdade - FLACSO e Orçamento Público - ILB). É mestranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília.
  • Saulo Nogueira - Mestre em Diplomacia Comercial pelo Middlebury Institute of International Studies (EUA), mestre em Relações Internacionais pela USP e bacharel em Administração de Empresas pela Cardiff University (Reino Unido). Especialista em diplomacia comercial, tendo atuado em comércio internacional em empresas, governos, consultoria e think-tank. Durante 18 anos, Saulo trabalhou em associações empresariais (ABIMAQ e FIRJAN), consultorias (ICONE e Acesso) e multinacionais (General Motors e Teneo Holdings). Ele defendeu setores exportadores no mercado estrangeiro, assim como prestou assessoria de relações governamentais para multinacionais com investimentos no Brasil. Recentemente trabalhou para o governo norte-americano, no U.S. Department of Agriculture (USDA), em questões de comércio bilateral e cooperação de pesquisa. No exterior, Saulo trabalhou por três anos e fez estágios em organizações internacionais, como nas Nações Unidas (UNIDO), no CTBTO e na Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2014, criou o IRelGov - Instituto de Relações Governamentais, e escreve artigos sobre comércio internacional e relações governamentais para revistas e jornais. 
  • Ana Paula Guimarães L. Leite - Mestre em Direito, Especialista em Direito Econômico e das Empresas, Bacharel em Direito. Especialista em contratos, convênios, licitações, compliance e revisão normativa. Responsável por gerir assuntos jurídico-estratégicos da Agência no Brasil e exterior. Representante junto a WAIPA - World Association of Investment Promotion Agencies (Genebra), e órgãos de controle externo - CGU e TCU. Redação e negociação de contratos e convênios nacionais e internacionais, e estruturação jurídica de projetos de promoção comercial (Expo Shanghai, Fórmula Indy, Copa do Mundo, etc.).
  • Charmaine Alves - Analista Sênior em Relações Internacionais e Comércio Exterior atuando em consultoria estratégica internacional no CA Consultoria Internacional, seu escritório próprio. Como co-fundadora e Vice-presidente da Câmara Internacional de Negócios - CIN (DF), exemplifica compromisso e liderança no cenário empresarial global. Com uma formação acadêmica e profissional alinhada ao dinamismo global atual, é especialista em diversas áreas-chave do panorama internacional. Seu domínio abrange Relações Governamentais, Relações Internacionais, Logística e Supply Chain, Energia, Energias Renováveis e Agronegócios. Seu conhecimento multidisciplinar se estende ao Direito, Gestão Empresarial e ao desenvolvimento de projetos.É amplamente reconhecida por suas contribuições significativas à Sociedade Civil Angolana e pela promoção de relações colaborativas e amigáveis com a rede Africana de Cooperação e Desenvolvimento.
  • Rafael Porto - Jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, com formação em Relações Institucionais e Governamentais, atua há quase 15 anos elaborando estratégias de comunicação institucional e relacionamento para lideranças, órgãos públicos e entidades de representação setorial. Sócio-fundador da Alliá Public Affairs, prestou serviço para instituições como Governo do Estado do Espírito Santo, Ministério Público do Espírito Santo, Câmara dos Deputados, entre outros.

Conheça alguns dos grandes nomes da Verbo

Sérgio Cavalieri Filho
Sérgio Cavalieri Filho Desembargador/RJ
Carolina Morozowski
Carolina Morozowski Juíza Federal
Ivana David
Ivana David Desembargadora TJSP
Francisco Rossal de Araújo
Francisco Rossal de Araújo Presidente do TRT4
Luciana Oliveira da Veiga
Luciana Oliveira da Veiga Juíza Federal
Lorena Ocampos
Lorena Ocampos Juíza de Direito TJDF
Tatiane Keunecke
Tatiane Keunecke Tabeliã
Cláudio Mascarenhas Brandão
Cláudio Mascarenhas Brandão Ministro do TST
Maria Berenice Dias
Maria Berenice Dias Advogada
Alexandre Salim
Alexandre Salim Promotor de Justiça
Fábio Roque
Fábio Roque Ex-Juiz Federal
Matheus Carvalho
Matheus Carvalho Procurador da Fazenda
Christiano Cassetari
Christiano Cassetari Advogado
Alexandre Freitas Câmara
Alexandre Freitas Câmara Desembargador
Henrique Correia
Henrique Correia Procurador do Trabalho
João Pedro Gebran
João Pedro Gebran Desembargador TRF/4
Rodolfo Hartmann
Rodolfo Hartmann Juiz Federal
Carlos Henrique Bezerra Leite
Carlos Henrique Bezerra Leite Desembargador TRT/ES
Daniel Amorim Assumpção
Daniel Amorim Assumpção Advogado

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CURSO

  • Sistemas Políticos Comparados
  • Diplomacia e Negociação Internacional
  • RIG e Relações Internacionais
  • Políticas Públicas e Análise de Impacto
  • Relações entre poderes
  • Tecnologia e Poder
  • Procedimentos e Relações Institucionais no Poder Legislativo
  • Compliance, Advocacy e Lobbying
  • Ética e Responsabilidade Social em Relações Governamentais
  • Gestão de Crises e Resolução de Conflitos
  • Estratégias de Comunicação Institucional
  • Relações Institucionais no setor privado
  • Tópicos Avançados em Relações Institucionais e Governamentais

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Conteúdo atualizado
Conteúdo atualizado É essencial que uma pós-graduação esteja por dentro das atualizações constantes do mundo jurídico. Além disso, a prática é necessária para formar um excelente profissional.
Certificado pelo MEC
Certificado pelo MECFaculdade VERBO é reconhecida pelo MEC desde 2016, conforme portaria Portaria 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
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Início imediato A partir da confirmação da sua matrícula inicia a sua jornada para se tornar um especialista na sua área de escolha!
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Curso 100% onlineSabemos que a rotina exige flexibilidade de horários. Pensando nisso, preparamos aulas online que podem ser assistidas de onde você estiver e quando você puder.

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O QUE ESTÃO DIZENDO

Veja a opinião de quem conhece e já se atualizou conosco!
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Rafaela Pacheco

Rafaela Pacheco

2 semanas atrás

Gostaria de agradecer toda a equipe da Verbo, em especial a Adriana. Sempre foi muito solicita, graças ao seu excelente atendimento realizei a minha matrícula e hoje estou um passo mais próxima do meu sonho, formar-me em Direito! #SouVerbo
Catarini Carlos dos Reis

Catarini Carlos dos Reis

2 semanas atrás

Falo com propriedade, a melhor instituição que eu conheço. Professores engajados, equipe solicita e o que eu considero primordial é a preparação na prática que os professores esmiuçam para nos deixar preparados para as carreiras jurídicas.
Guilherme Albuquerque

Guilherme Albuquerque

2 semanas atrás

Tive uma ótima experiência tanto na minha pós como no atendimento do inicio ao fim! Recomendo para todos que estão em busca de uma pós graduação.
Debora de Mello Moreira

Debora de Mello Moreira

1 semana atrás

Não moro em Porto Alegre e estava com muitas dúvidas sobre a pós-graduação em Direito civil e Processo Civil. Felizmente pude contar com o auxílio da Thayene. Muito gentilmente tive todas as informações e esclarecimentos de que precisava para realizar a minha matrícula. Obrigada, Thayene! E parabéns pelo atendimento!
Juana Araújo Coelho

Juana Araújo Coelho

5 meses atrás

A qualidade do ensino não tem igual, conteúdos excepcionais , professores de excelência e faz jus a tudo que é apresentado. Vale muito a pena para quem busca qualidade de ensino.
Marina Boscardin

Marina Boscardin

1 mês atrás

Estou fazendo a pós em psicologia forense e criminal e amando demais! Conteúdo muito rico e professores ótimos! A Adriana, do comercial, está sempre disponível para dúvidas e ajuda! Recomendo!

PORQUE SER ESPECIALISTA NA ÁREA?

1
Atualização sobre temas na sua área
2
Progressão de carreira profissional
1
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4
3
Networking com profissionais renomados
4
Maior potencial de renda

Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.

Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.

A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.

Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.

O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.

Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.

As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.

O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.

Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.

No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.

O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.

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