Reconhecimento
Cursos reconhecidos pelo MEC.
Tradicional
São mais de 20 anos no mercado.
Qualidade
Videoaulas com os melhores professores.
Prático
Estude no seu tempo e onde quiser.
Mais informações
Possui algum código promocional? Clique aqui

Sobre o nosso curso

2024.1

Início

360 h/a

Carga Horária

R$ 9800

O Curso de Pós-Graduação em Relações Institucionais, Governamentais e Diplomáticas visa oferecer uma formação especializada para profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades no campo das relações entre instituições, governos e diplomacia. Este curso propõe um mergulho aprofundado nos fundamentos teóricos e práticos necessários para atuar nesse cenário complexo e em constante evolução.

Objetivo do curso

O curso tem como principal objetivo oferecer uma formação avançada, capacitando os participantes com conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de negociação política, processos governamentais, diplomacia, advocacy e análise de políticas públicas, preparando-os para atuar de forma eficaz e estratégica nesse ambiente.

O Público alvo são profissionais graduados em áreas como Ciências Sociais, Relações Internacionais, Direito, Administração Pública, Comunicação Social, entre outras, que desejam aprimorar suas competências em negociações, articulações políticas, análise de políticas públicas e demais aspectos relacionados às relações institucionais, governamentais e diplomáticas.

Organização Curricular
  • Sistemas Políticos Comparados
  • Diplomacia e Negociação Internacional
  • RIG e Relações Internacionais
  • Políticas Públicas e Análise de Impacto
  • Relações entre poderes
  • Tecnologia e Poder
  • Procedimentos e Relações Institucionais no Poder Legislativo
  • Compliance, Advocacy e Lobbying
  • Ética e Responsabilidade Social em Relações Governamentais
  • Gestão de Crises e Resolução de Conflitos
  • Estratégias de Comunicação Institucional
  • Relações Institucionais no setor privado
  • Tópicos Avançados em Relações Institucionais e Governamentais
Professores
  • Eduardo Alves Fayet-Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (Curitiba/PR).Vice Presidente e Diretor Executivo da Abrig. Atua como consultor e especialista em Relações Institucionais e Governamentais.  Atualmente, atua em desenvolvimento de novos negócios e soluções empresariais. Possui experiência na área de Desenvolvimento e Gestão Empresarial, com ênfase em Novos Negócios e Mercados, Relações Institucionais e Governamentais, Estratégias Empresariais, Competitividade e Produtividade, Inovação, Capacitação Empresarial e Corporativa.
  • Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto-Mestre em Poder Legislativo e Especialista em Processo Legislativo. Graduado em Ciências Econômicas e em Direito. Autor de cinco livros sobre Processo Legislativo, dentre os quais “Curso de Regimento Interno” e “Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional”, editados pela Câmara dos Deputados.Atuou como docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Palestrante e professor em instituições públicas e privadas, tendo atuado junto ao Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil, Ministério Público Federal, Anvisa, Petrobras, Pensar Relgov, Acrópole, Patri e diversos Sindicatos e Associações.
  • Paulo Rogério Foina- Físico, pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor e coordenador de Graduação e Pós-Graduação em grande escolas brasileira (UFSCar, USP, UniCEUB) e sócio gerente da Sistema de Informação e Tecnologia Ltda.. Tem experiência profissional e docente na área de Ciência da Computação e desenvolve estudos e pesquisa em Gestão de Tecnologia e Inovação e sobre os Impactos da Tecnologia na Sociedade. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão de Tecnologia, Inovação, Governança de TI, Planejamento Estratégico e Tecnologias emergentes aplicada s à indústria moderna (IoT, BigData, RFID, Cloud Computing)
  • Rafael Favetti-Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília; doutorando em Direito no Instituto de Direito Público. Advogado e professor de cursos eletivos. Autor de "controle de constitucionalidade e política fiscal" e outros textos. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília;. No Supremo Tribunal foi assessor de Ministro, instrutor interno e membro do Comitê de revisão das Sumulas do Tribunal. No Legislativo foi consultor dos Republicanos no Senado Federal. No Ministério da Justiça foi consultor jurídico e secretário-executivo (Deputy Minister). Foi presidente do Comitê Nacional para os Refugiados CONARE e presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual CNCP. Tem experiência em direito. Experiência em ciência política, com ênfase em análise política e relações com Judiciário. Foi presidente da Comissão de Assuntos Institucionais e Comissão de Segurança Pública da OAB-DF.
  • Giuliana Franco- Mestre em politicas públicas e governo pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Direito do Estado da Regulação também pela FGV e bacharel em ciência política pela UnB. É especialista em políticas públicas, processo decisório do ambiente federativo e processo legislativo federal. Profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com 17 anos de experiência. Reconhecida pelo Anuário Origem nos anos de 2021, 2022 e 23 como umas das 20 profissionais de RIG mais admiradas do Brasil. Possui vasta experiência em advocacy e engajamento com Stakeholders. Trabalhou em grandes empresas como CPFL; 3M, Alcoa e Raízen e atualmente é Gerente de Relações Governamentais da Natura&Co. Possui experiência e conhecimento adquiridos ao longo da carreira nas pautas de ESG, Energia, Energias Renováveis e Agronegócios. Também tem atuado nas agendas de comércio exterior e relações internacionais relacionadas ao etanol e bioenergia. É co-fundadora do coletivo de mulheres em relações governamentais chamado Dicas- Mulheres em RIG. Foi consultora autônoma para agenda de análise política e ESG e Diretora da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), onde atua na coordenação do Comitê de ESG. 
  • Bernhard Smid- Doutorando em Administração de Empresas (DBA) da Universidade de Bordeaux (França). MBA em Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (Brasil) e mestrado em Negócios Internacionais pela Munich Business School (Alemanha). Principais áreas de expertise: relações governamentais, relações internacionais, ESG, meio ambiente/sustentabilidade, agronegócios, e a indústria de alta tecnologia. Profissional premiado com experiência sênior em relações institucionais e governamentais em nível nacional e internacional. Ampla experiência com as relações públicas. Amplo conhecimento dos mercados internacionais, nomeadamente na identificação, análise e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África). 

Entre outros convidados.
*Nominata sujeita a alterações.

Conheça alguns dos grandes nomes da Verbo
Sérgio Cavalieri Filho
Desembargador/RJ
Carolina Morozowski
Juíza Federal
Ivana David
Desembargadora TJSP
Francisco Rossal de Araújo
Presidente do TRT4
Luciana Oliveira da Veiga
Juíza Federal
Lorena Ocampos
Juíza de Direito TJDF
Tatiane Keunecke
Tabeliã
Cláudio Mascarenhas Brandão
Ministro do TST
Maria Berenice Dias
Advogada
Alexandre Salim
Promotor de Justiça
Fábio Roque
Juiz Federal
Matheus Carvalho
Procurador da Fazenda
Christiano Cassetari
Advogado
Alexandre Freitas Câmara
Desembargador
Henrique Correia
Procurador do Trabalho
João Pedro Gebran
Desembargador TRF/4
Rodolfo Hartmann
Juiz Federal
Carlos Henrique Bezerra Leite
Desembargador TRT/ES
Daniel Amorim Assumpção
Advogado
Baixe o e-book
10 motivos para iniciar sua Pós!

Assista a uma amostra de aula

Perguntas
Frequentes

  • Quais são os requisitos para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
    Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?
    Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF - Cadastro de Pessoa Física; - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • É possível obter um atestado de matrícula?
    A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
  • Qual a duração dos cursos?
    Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
  • Quais os requisitos mínimos para reprodução dos vídeos?
    O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • As videoaulas podem ser visualizadas por quanto tempo e quantas vezes?
    A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
  • Os cursos contam com materiais de apoio?
    Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
  • Como é realizado a interação com os professores e tutoria?
    As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
  • Como são realizadas as atividades avaliativas?
    O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
  • Como funciona a dispensa do Trabalho de Conclusão de Curso?
    Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
  • Como ter mais tempo para a visualização das aulas e/ou realização da avaliação final de curso?
    No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
  • Os cursos de Pós-Graduação contam com a realização de estágio?
    O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.
Ver tudo
Pós-Graduações com até 40% de desconto + Vade Mecum acaba em:
×
Dúvidas sobre Pós-Graduações?

Fale agora mesmo com nossa equipe pelo WhatsApp.