Reconhecimento
Cursos reconhecidos pelo MEC.
Tradicional
São mais de 20 anos no mercado.
Qualidade
Videoaulas com os melhores professores.
Prático
Estude no seu tempo e onde quiser.
Mais informações
Possui algum código promocional? Clique aqui
Matricule-se HOJE com descontos de até 40%!

Sobre o nosso curso

22/11/2021

Início

360 h/a

Carga Horária

R$ 450

Mensalidade a partir de

O programa Pensamento Sistêmico e Técnicas Transformadoras para uma nova realidade explorará a teoria do pensamento sistêmico e suas ferramentas práticas para olhar, compreender e resolver questões - públicas ou  privadas, institucionais e humanas - a partir de exercícios práticos sistêmicos, bem como para propor soluções inovadoras. Combinando conhecimentos do Pensamento Sistêmico, da Neurociência e das Constelações Familiares, o curso abrange modelagem de estruturas de causa e efeito, identificação de potenciais comportamentais de longo prazo, definição de pontos de alavancagem e intervenção em sistemas complexos. Como ferramenta de aprendizagem, serão propostos seminários focados em casos reais - que afetam múltiplos stakeholders, onde as políticas atuais mostram-se incapazes de resolver o problema em sua raiz, e também casos de sucesso.

Práticas AO VIVO

Objetivo do curso

Propiciar conhecimento acadêmico que ampliará a visão da realidade - a partir do pensamento sistêmico - fornecendo ferramentas para a inovação, o desenvolvimento, a mudança de paradigmas, estruturas e soluções, para diversas áreas de abrangência, outorgando título de especialista latu sensu ao final do processo, com qualidade educacional e atmosfera de flexibilidade e dinamismo oferecida ao aluno em ambiente EAD.

  • Reconhecer elementos de complexidade em contextos (micro e macro) humanos, organizacionais, sociais e ambientais;
  • Mapear a estrutura e os elementos de um sistema complexo, estabelecendo relações de causa-e-efeito;
  • Identificar os pontos de desenvolvimento e de impulsão em um sistema complexo para intervenções de alto impacto;
  • Criar hipóteses sobre o comportamento de um sistema complexo ao longo do tempo;
  • Compreender a realidade fenomenológica sob o ponto de vista sistêmico e das constelações familiares de Bert Hellinger;
  • Construir uma visão sistêmica dos conflitos e situações enfrentados no cotidiano que permita o trabalho transdisciplinar;
  • Aprofundar o conhecimento sobre diversos temas relativos às constelações, para sua utilização nas diferentes aplicações da atividade laboral e das relações humanas;
  • Proporcionar a aquisição de ferramentas sistêmicas para administração e busca de solução de conflitos, relacionamentos, desafios e ações apresentadas;
  • Outorgar o título de Especialista, segundo as normas acadêmicas brasileiras, aos alunos que cumprirem os requisitos acadêmicos pertinentes (incluindo entrega dos instrumentos de avaliação propostos e a aprovação em processo de avaliação).
Organização Curricular
  • Paradigmas da Ciência - Professor Amit Goswami

Aspectos transformativos da física quântica: Não localidade (a capacidade de se comunicar sem sinais); Descontinuidade (a capacidade de dar saltos quânticos sem passar pelas etapas intermediárias); Hierarquia entrelaçada (a capacidade de relações causalmente circulares). Uso dos princípios para guiar a si mesmo e a sociedade em direção à criatividade e à resolução de conflitos, aprendendo a utilizar as energias do amor.

  • Pensamento Sistêmico: Transformando Relações e Práticas - Professores: Maria José Esteves e Mateus Esteves-Vasconcellos

As dimensões da atividade científica: epistemologia, teoria e prática. A mudança de paradigma da ciência: os três novos pressupostos sistêmicos. Maturana e o pressuposto da impossibilidade da objetividade. O Pensamento Sistêmico como o novo paradigma da ciência. Exercícios para desenvolver uma mente sistêmica. Pensamento Sistêmico de 1ª e de 2ª Ordem. Teorias sistêmicas: A Nova Teoria Geral dos Sistemas, de Maturana. Sistemas sociais como sistemas autônomos. Práticas sistêmicas e práticas sistêmicas novo-paradigmáticas. Implicações da forma sistêmica de pensar nas relações pessoais e profissionais em diversos contextos. 

  • Flexibilizando Premissas e Mudando Comportamentos - Professora Maria José Esteves

Premissas e comportamentos: Relação fundamental entre nossas premissas/crenças e nossos comportamentos. A formação de premissas/crenças conforme a concepção de aprendizagem de Maturana. Compreendendo a formação de premissas: As possíveis origens das nossas premissas/crenças. Pesquisas que evidenciam como se formam as premissas/crenças. Flexibilizando premissas: Diversas técnicas baseadas no poder da linguagem para desencadear mudança de comportamento. Perguntas reflexivas como um desses recursos instrumentais, desencadeando mudanças sustentáveis.

  • Formas de Perguntar: Desencadeando Mudanças Sustentáveis - Professora Maria José Esteves

O perguntar como recurso instrumental em práticas sistêmicas novo-paradigmáticas em que se fundamentam os diferentes tipos de perguntas. Caracterizando as diferentes formas de perguntar, seus diferentes efeitos e diversos rótulos para diferentes formas de perguntar. Exemplificando e vivenciando diferentes tipos de perguntas, perguntas no contexto clínico e no atendimento de sistemas amplos.

  • Metodologia do Atendimento Sistêmico - Professora Maria José Esteves

Metodologia de Atendimento Sistêmico. Metodologia novo-paradigmática para solução de situação-problema em contexto colaborativo, de autonomia. O desenvolvimento da Metodologia de Atendimento Sistêmico e seus dois aspectos fundamentais: A forma de constituição do Sistema Determinado pela Situação-Problema - SDP. A forma de coordenação do Encontro Conversacional do SDP. Aplicabilidade da Metodologia de Atendimento Sistêmico: A experiência do Ministério Público do Estado de Goiás. Cases de aplicação da Metodologia em diversos contextos de práticas profissionais.

  • Soluções Inovadoras a Partir do Olhar Sistêmico - Seminário com Cases de Sucesso - Professora Maria José Esteves

Seminário com cases de sucesso.

  • Visão Ecológica Sistêmica - Professora Ellen Mayhé Nunes

Linha do Tempo da Ecologia e do Pensamento Ecológico; (Re) conexão entre ser humano e natureza: Alfabetização Ecológica; Princípios Ecológicos e o Pensamento Sistêmico; Organização dos seres vivos na Natureza: sistemas e conexões; Ecossistemas; Serviços Ecossistêmicos; Funções Ecossistêmicas: Fluxo de Energia, Ciclagem de Nutrientes, Ciclos Biogeoquímicos.

  • Inteligência Sistêmica - Professores: Rubens Antunes Bresciane e Adriana Toledo

Apresentação de métodos inovadores para solução de questões complexas e dos paradoxos, tanto no âmbito profissional e organizacional, quanto na vida pessoal: Conceitos sobre pensamento sistêmico e sua aplicabilidade; Práticas de diálogo; Fenomenologia; Método sistêmico; Técnicas de constelação sistêmica fenomenológica.

  • Pensamento Sistêmico e Gestão Estratégica - Professor Aurélio L. Andrade

Mudança, aprendizagem e o desenvolvimento da organização. As deficiências da nossa maneira de pensar e as consequências na organização e na sociedade. Debates sobre a crise de percepção - a origem das crises do nosso tempo. Conceitos básicos do Pensamento Sistêmico. Instrumentos do Pensamento Sistêmico: linguagem sistêmica, método sistêmico e ferramentas sistêmicas. Casos de pensamento sistêmico. Cenários - visualização estratégica do futuro.

  • Projeto Sistêmico I - Professora Maria Gabriela Gottlieb

Elaboração de um projeto para compreensão e intervenção sistêmica; Perguntas Sistêmicas; Seleção de tema / solução - problema; Estrutura de projeto.

  • Mediação Sistêmica: Técnica Transformadora - Professores: Rubens Antunes Bresciane e Camila Zakka

Princípios do sistema; Dinâmica entre sistema e subsistemas; Necessidades pessoais e necessidades do sistema; Interfaces da constelação sistêmica com a mediação; O que são sistemas para a mediação; Funcionalidade do sistema; Diferença entre função e equilíbrio de um sistema; Função do conflito nos sistemas; Atitude do mediador diante do conflito e dos mediandos; Quem é o mediador e onde se situa no sistema; Sobreposição de sistemas; Construção de ambiente de trabalho favorável à solução do conflito; Os posicionamentos físicos do mediador que ajudam o trabalho; Quais são os princípios (leis) fenomenológicas que atuam nos sistemas; Quais princípios estão atuando no conflito e como identificá-los; Reflexão sobre moral, ética e os sistemas, e seus impactos na mediação; Processo de mediação sistêmica; Ferramentas sistêmicas.

  • Neurociência, Pensamento e a Química da Felicidade - Professor Alexandre Magno

Contextualização; O Cérebro o Pensamento e as Emoções; O Cérebro e o Comportamento; Neurônios, Hormônios, conexões e a química da felicidade; Bases Científicas para compreensão da consciência, emoções e tomadas de decisão.

  • A visão Sistêmica dos Sujeitos e o Plenamente Humano - Professora Débora Ganc

Perceber o mundo: Definir relacionamentos. Modelo de crescimento Satir. Crenças terapêuticas. A tríade original: Eu sou Eu. Reconstruindo a autoestima. Posições de sobrevivência: Uso dos sentidos. Mal Entendidos da infância. Dependência infantil. Aprendendo a julgar. Mensagens mistas ou duplas. As 5 liberdades. Congruência: Níveis de Congruência. Comunicação congruente. Terapeuta congruente. Processo de mudança: Princípio de mudança. Transformando as posturas de sobrevivência. Estágios de mudança. Ingredientes para interação: Objetivos terapêuticos. Aplicando o processo. Processo de transformação: Seis níveis de experiência. A transformação. Intervenções. Transformando a Raiva. Transformação e congruência. A festa das partes: As partes e as regras. Conflitos internos. Descobrindo recursos internos. Estruturando a festa das partes. Reconstrução familiar: Processo de reconstrução familiar; Origens da reconstrução familiar; Impacto crítico da reconstrução. Esculturas, metáforas e mandala: Fazendo contato; Metáforas; Como usar as esculturas; A mandala do Self. Outras formas de mudança: Meditações. Regras familiares transformadas em diretrizes. Leitura de temperatura. Terapia individual segundo Satir.

  • Compreendendo as Relações Essenciais - Pais e Filhos - Professora Cristiane Pan Nys
  • Compreendendo as Relações Essenciais - Casais - Professora: Maria Cláudia Cabral
  • Constelações Familiares: Fundamentos - Professora Cristiane Pan Nys

Fundamentos filosóficos da Hellinger Sciencia e paradigmas da ciência; a conexão com diferentes teorias e práticas psicológicas; a consciência para Hellinger; leis e forças naturais que regem os relacionamentos. A transgeracionalidade e a culpa e inocência nos relacionamentos; compensação arcaica e compensação adulta.

  • Praticando a Boa Ajuda - Professor Fábio Lima

As seis Ordens da Ajuda. Os limites entre dar e tomar. Respeito ao Destino. Relações entre adultos. Estar a serviço da Reconciliação.

  • Sucesso, Abundância e Realização - Professora Cristiane Pan Nys

De onde vem o sucesso, a abundância e a realização. O que favorece, o que bloqueia e como solucionar as dificuldades.

  • Visão Sistêmica da Doença e da Saúde - Professora Bernadete Baschera Ferreira Lopes

Identificar a origem e o sentido biológico das enfermidades físicas, comportamentais e emocionais. Porque vivemos a vida que vivemos? Qual o sentido das escolhas? Como compreender as relações sistêmicas por trás das escolhas? Conhecer recursos e os programas que nos aprisionam e como nos liberarmos dos conflitos.

  • Prática Sistêmica I - Professora Cristiane Pan Nys

Vivência Fenomenológica. Centro Vazio. Campo Morfogenético. Postura para ajuda efetiva. Vivenciando diversos papéis. O Olhar/ Vivenciar fenomenológico e as dimensões sistêmicas. O profissional e a postura ética. O profissional e o cliente.

  • Prática Sistêmica II - Professora Cristiane Pan Nys

Vivência Fenomenológica. Centro Vazio. Uso de ferramentas para representação. Exercícios sistêmicos de compreensão. Vivência das Leis do Amor. As Leis do Amor, Emaranhamentos e implicações sistêmicas.

  • Prática Sistêmica III - Professora Cristiane Pan Nys

Vivência Fenomenológica. Centro Vazio. Uso de ferramentas para representação. Exercícios sistêmicos de compreensão. Exercícios Sistêmicos na prática profissional - realidades pessoais. Exercícios Sistêmicos na prática profissional - realidades institucionais. Solução de Conflitos a partir das Leis do Amor.

  • Projeto Sistêmico II - Professora Maria Gabriela Gottlieb

Apresentação, discussão em seminário e avaliação a partir da criação e do desenvolvimento do Projeto desenhado na disciplina Projeto Sistêmico I.

Professores

Coordenação:

  • Cristiane Pan Nys:

Psicóloga Especialista com mais de 30 anos de experiência. Cursou psicodrama; Bioenergética de Lowen e Reich; a psicologia budista tibetana; Pathwork; terapia sistêmica de família, de casais e da relação pais-bebês; respiração holotrópica do Grof Transpersonal Training; Biopsicologia e Constelações Familiares. Idealizadora e fundadora do Instituto Pan Nys que forma Consteladores na abordagem das Novas Constelações Familiares de Bert Hellinger. Pioneira na atuação junto da equipe do Projeto Justiça Sistêmica, no sistema de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Professora em cursos de Pós-graduação em Direito Sistêmico e Constelações Familiares, e realiza a organização desta Pós-graduação por sua paixão, dedicação e vida ancorada no pensamento sistêmico.

Corpo docente:

  • Adriana Toledo: 

Arquiteta com experiência em gestão de equipes e projetos, também é Consultora Sistêmica e sócia da Hipertema. Tem 22 anos de pesquisa em práticas meditativas, práticas de diálogo e escuta do corpo. Professora de Constelações Sistêmicas Organizacionais. Professora convidada do curso de Economia Comportamental da FIA - ProInfo. Professora da Pós-graduação em Gestão de Escritórios de Arquitetura da FIA - ProInfo.

  • Alexandre Magno

Graduado em Gestão de Pessoas e Pós-Graduado em Neurolinguística aplicada à qualidade de vida. Hipnoterapeuta, Programador Neurolinguístico (Practitioner, Master e Trainer) e Terapeuta Psico Corporal com ênfase nos Estados Ampliados de Consciência. Professor de cursos de Pós-graduação.

  • Amit Goswami:

Ph.D em física quântica, o indiano Amit Goswami é referência mundial em estudos da consciência, que buscam conciliar ciência e espiritualidade. Criador do Ativismo Quântico, um movimento que hoje conta com milhares de pessoas em busca de transformação pessoal e social através dos princípios da física quântica. Goswami participou do famoso filme 'Quem Somos nós?', é professor emérito da Universidade do Oregon, EUA, e autor dos best-sellers 'A Física da Alma', 'O Universo Autoconsciente', 'O Ativista Quântico' e de outros seis títulos, todos publicados no Brasil.

  • Aurélio L. Andrade:

Orientador profissional e mentor de negócios. Autor dos livros 'O Curso do Pensamento Sistêmico' (DigitalPP, 2014) e 'Pensamento Sistêmico Caderno de Campo' (Bookman, 2006). Mestre em Ciências Sistêmicas, facilitador e terapeuta. Consultor e educador em Pensamento Sistêmico. Analista de sistemas - PUCRS 1991, Especialista em Psicologia Transpessoal - Unipaz 2015 e Gestão da Qualidade e Produtividade - UFRGS 1995. Mestre em engenharia de produção - UFRGS 1998. Idealizador do curso de Facilitadores de Pensamento Sistêmico.

  • Bernadete Baschera Ferreira Lopes:

Formada em Magistério, licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial, Inclusão e Arte Terapia, com uma caminhada rica em diversas técnicas e terapias integrativas, tais como Constelação Familiar, Biodécodage Prática de Christian Flèche e Nova Medicina Germânica - Germânica Heilkunde. Autora do Livro 'Nova Abordagem Terapêutica: Nova medicina germânica, Biodécodage Prática, Projeto Sentido, Ciclos Biológicos Celulares Memorizados e Transgeracional'.

  • Camila Zakka:

Sócia do escritório ZAKKA Gestão de Conflitos, mediadora e advogada, com Pós-graduação em Direito da Família e das Sucessões, MBA em Corporate Strategy, capacitada em Práticas Colaborativas e Mediação, com certificações de Mediação e Negociação em Harvard Law School.

  • Débora Ganc:

Psicóloga Especialista. Membro da Hellinger Sciencia. Trabalha com as Constelações Familiares segundo Bert Hellinger desde 2004. Formação Sistêmica Fenomenológica com Renato Shaan Bertate, São Paulo, e pela Hellinger® Leben Schule na Alemanha. Formada em Constelações Sistêmicas Organizacionais e Consultoria Sistêmica e Coaching Sistêmico pelo Instituto Infosyon - Alemanha. Participou de treinamentos com o próprio Bert Hellinger, desde 2002, e aplica suas técnicas em atendimentos individuais e em grupos. Formada em Psicoterapia intensiva e Gestalt no Programa SAT de Claudio Naranjo, Instituto Gestalt Firenze, desde 1992; Trainer em PNL - Sociedade Brasileira de Psico-Neuro Lingüística; integrante do Movimento Autêntico, com Betina Waissman (Espanha); fez Terapia Transgeracional com Alberto Boarini. Especialista em Novas Constelações Quânticas pelo Instituto de Brigitte Chapetier de Ribes; em Terapia Familiar - O Processo de mudança segundo Virgínia Satir - (em formação) e em Terapia Familiar - Formação com Eva Wieprecht no Modelo de Terapia Familiar de Virginia Satir; fez ainda, Terapia Sistêmica Desde a Visão Gestáltica - Trabalho sistêmico focado no Casal e nas Famílias - pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo, Centro Psico Gestalt (Madri/Espanha), dirigido por Juan Carlos Calvo e pelo Centro Atmos Artiterapeitiche (Roma/Itália), dirigido por Grazia Cechinni.

  • Ellen Mayhé Nunes:

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (1978), com especialização em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e Gestão Ambiental, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nas áreas de sustentabilidade ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e alfabetização ecológica.

  • Fábio Lima:

Promotor de Justiça (MPSP). Articulador do Polo Irradiador de Cultura de Paz de São José dos Campos. Palestrante, professor e com formação em diferentes áreas do Direito e em diversas tecnologias de cultura de paz, como constelação familiar, movimentos essenciais, justiça restaurativa, mediação de conflitos, comunicação não violenta, inteligência emocional, renascimento, drogas e dependência química, gerenciamento de projetos sociais, políticas públicas e outras práticas integrativas complementares.

  • Maria Cláudia Cabral

(Aika) Advogada, terapeuta especialista em Somatic Experience - SE, co-dependência afetivo-sexual e facilitadora de constelação familiar. Pós-graduada pela Hellinger Schule na Turma 1 de Direito Sistêmico; experta pelo Inconsfa/ES, com Brigitte Champetier des Ribes; Formação em SE - Somatic Experience pelo Trauma Healing Institute(EUA), é membro da Associação Brasileira do Trauma - ABT; Co-dep pelo Learning Love Institute (EUA); DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo, pelo ICDEP(BR). Criou Movimento Sistêmico Saber Amar em 2018, a Jornada Saber Amar com Constelação Familiar, o grupo de estudos vivenciais Aprender a Amar com Constelação Familiar e o curso No Ponto da Virada - uma jornada do caos à plenitude.

  • Maria Gabriela Valle Gottlieb:

Doutora e Terapeuta Integrativa. Criadora da Terapia Ecossistêmica Complementar. Tem Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1999). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS. Foi consultora da UNESCO pelo Projeto RS Amigo do Idoso na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2009-2010). Atualmente realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, da Escola de Medicina da PUCRS, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Também colabora com o Centro Integrado no Tratamento da Obesidade (CINTRO). É pesquisadora e professora orientadora permanente desde o ano de 2011 no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (GERONBIO) da Escola de Medicina da PUCRS, atuando na linha de pesquisa 'Aspectos Biológicos do Envelhecimento'. Colabora desde o ano de 2009 com diferentes editoras internacionais, como a Nova Science Publishers (Nova Iorque) e, em 2017, foi convidada para ser colaboradora da Food Science Publisher (San Diego), da Bentham Publishers (Emirados Árabes) e da Elsevier S&T Books (Estados Unidos da América). Tem experiência em docência e pesquisa na área da saúde e ciências biológicas, investigando a interação gene-ambiente (dieta, estilo de vida) e o metabolismo energético no envelhecimento e nas doenças crônicas, no tratamento da obesidade e na ecologia humana.

  • Maria José Esteves:

É autora de vários livros, com destaque para o 'Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência' que está em sua 11ª edição. Considerada referência nacional e internacional nesse assunto, atualmente atua como professora, consultora e palestrante, abordando o Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e as implicações dessa nova visão de mundo em nossa forma de viver e atuar nas mais variadas áreas, em nossa forma de nos relacionar. Fundamentada na sua concepção do Pensamento Sistêmico como o novo paradigma da ciência, desenvolveu a Metodologia de Atendimento Sistêmico viabiliza práticas inovadoras para solução de situações-problema nas áreas de educação, saúde, empresas, meio ambiente, políticas sociais, direito, solução de conflitos e relações internacionais.

  • Mateus Esteves-Vasconcellos

Bacharel em Direito e em Relações Internacionais, Servidor do Ministério da Economia, em Brasília, dedicou-se, como pesquisador e autor, ao estudo da obra do professor Humberto Maturana, de onde resultou o livro “A Nova Teoria Geral dos Sistemas: dos sistemas autopoiéticos aos sistemas sociais” (2013), traduzido para o inglês e para o espanhol (2015).

  • Rubens Antunes Bresciane:

Coach Sistêmico; Constelador Sistêmico; Coordenador e representante, no Brasil, da Especialização Internacional em Constelações e Coaches Sistêmicos (INFOSION). Sócio da Hipertema - Práticas Sistêmicas Organizacionais. Executivo de Marketing e serviços desde 1985. Especializado em assessoria empresarial na área de planejamento Promocional/Eventos e Pesquisa de Mercado. Sócio-diretor, desde 1990, da Cesac Assessoria Mercadológica.

Entre outros convidados.
*Nominata sujeita a alterações.

Cristiane Pan Nys
Amit Goswami
Aurélio Andrade
Bernadete Ferreira Lopes
Ellen Regina Mayhé
Fábio Lima
Maria Gabriela Gottlieb
Maria José Esteves
Rubens Antunes Bresciane
Adriana Toledo
Maria Cláudia Cabral
Alexandre Magno
Mateus Esteves-Vasconcellos
Camila Zakka
Conheça alguns dos grandes nomes da Verbo
Ives Gandra Martins
Advogado
Sérgio Cavalieri Filho
Desembargador/RJ
Elpídio Donizetti
Desembargador/MG
Alexandre Salim
Promotor de Justiça
Nestor Távora
Advogado
Fábio Roque
Juiz Federal
Matheus Carvalho
Procurador da Fazenda
Christiano Cassetari
Advogado
Marcilio Guedes Drummond
Advogado
Nelson Nery Jr.
Advogado
Alexandre Freitas Câmara
Desembargador
Henrique Correia
Procurador do Trabalho
João Pedro Gebran
Desembargador TRF/4
Josiane Minardi
Advogada
Rodolfo Hartmann
Juiz Federal
Carlos Henrique Bezerra Leite
Desembargador TRT/ES
Daniel Amorim Assumpção
Advogado
Rogério Sanches
Promotor de Justiça/SP
Rogério Greco
Procurador
Baixe o e-book
10 motivos para iniciar sua Pós!

Assista a uma amostra de aula

Perguntas
Frequentes

  • Quais são os requisitos para ingressar nos cursos de Pós-Graduação?
    Segundo o art. 1º, §1º da resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores, devendo a data de colação de grau ser anterior ao início do curso de Pós-Graduação do seu interesse.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF(Cadastro de Pessoa Física;) - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?
    Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade VERBO são reconhecidos pelo MEC pela Portaria nº 913, de 17/08/2016 e Portaria nº 1.010, de 20/05/2019.
  • Quais os documentos necessários a realização da matrícula nos cursos?
    Após a realização da matrícula, você deverá digitalizar os documentos e realizar o upload dos arquivos na plataforma acadêmica São eles: - Diploma de graduação ou da Declaração de Conclusão de Curso Superior (com indicação da data da colação de grau), sendo obrigatório o upload do Diploma no período de duração do curso sob pena de não ser certificado ao final do curso; - Histórico de conclusão de curso; - CPF - Cadastro de Pessoa Física; - Documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS); - Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
  • É possível obter um atestado de matrícula?
    A partir da realização da matrícula no curso, e pagamento da 1ª parcela, o atestado de matrícula poderá ser emitido, no decorrer do curso, diretamente junto ao Portal do Aluno.
  • Qual a duração dos cursos?
    Os cursos contam com a duração de 12 meses, conforme calendário do curso, podendo solicitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso no decorrer do mesmo e então o ajuste do tempo de duração do curso. Após a finalização do curso, tendo obtido a aprovação necessária, será possível a solicitação de uma Declaração de Aprovação do curso enquanto se aguarda a emissão do Certificado de Conclusão.
  • Quais os requisitos mínimos para reprodução dos vídeos?
    O principal requisito é uma conexão de internet estável e com pelo menos 2Mbps de velocidade. A tecnologia 3G/4G é desaconselhada em função do volume de dados trafegados. Você ainda vai precisar de navegador atualizado (preferencialmente Google Chrome, Mozilla, Internet Explorer ou Safari) e algum aplicativo para abertura dos materiais em pdf, como o Acrobat Reader. Qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato com o nosso Suporte Técnico diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • As videoaulas podem ser visualizadas por quanto tempo e quantas vezes?
    A disponibilização das videoaulas é realizada gradativamente no decorrer do curso, permanecendo no ambiente de aprendizagem do aluno até a entrega do certificado. A partir do momento em que estiver disponível, poderá ser visualizada no período de duração do curso com acesso ilimitado.
  • Os cursos contam com materiais de apoio?
    Materiais de apoio que auxiliam no estudo e aprofundamento dos temas estudados são disponibilizados como complemento às aulas. Além disso, está disponível uma BIBLIOTECA VIRTUAL exclusiva, incluindo conteúdos atuais e relevantes sobre temas relacionados ao curso e entrevistas com grandes nomes do direito.
  • Como é realizado a interação com os professores e tutoria?
    As dúvidas poderão ser encaminhadas diretamente através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com retorno em até 48 horas.
  • Como são realizadas as atividades avaliativas?
    O sistema de avaliação consiste na realização de uma avaliação online realizada ao término do período letivo do curso, em data estabelecida, conforme calendário acadêmico, sendo exigido nota mínima de 7,0 (sete) em cada disciplina para aprovação. Em caso de nota inferior a 7,0 (sete) em alguma disciplina, poderá ser realizada uma avaliação de recuperação da disciplina, sem custo adicional. Também faz parte do sistema de avaliação frequência mínima de 75%, que é computada com base no número de aulas efetivamente visualizadas pelo aluno.
  • Como funciona a dispensa do Trabalho de Conclusão de Curso?
    Conforme resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, a realização do Trabalho de Conclusão de Curso não mais é considerada obrigatória, ficando a critério do aluno sua realização.
  • Como ter mais tempo para a visualização das aulas e/ou realização da avaliação final de curso?
    No decorrer do curso, o aluno poderá solicitar a prorrogação - ou seja, novo prazo para a visualização de aulas e/ou a realização da avaliação final de curso -, contando com a prorrogação de seus prazos por 1 (um) semestre letivo, subsequente ao de seu calendário acadêmico.
  • Os cursos de Pós-Graduação contam com a realização de estágio?
    O estágio pode ser realizado junto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Verbo Jurídico como atividade opcional, como forma de complementação do ensino e aprendizagem.
Ver tudo
Matricule-se HOJE com descontos de até 40%!
Saiba mais
×